Vasco

Vasco

domingo, 19 de dezembro de 2010

O VASCAÍNO JOÃO GILBERTO

Brasil campeão do mundo: 1958 foi um ano mágico para todo o povo brasileiro. Principalmente, para o torcedor cruzmaltino. Em julho daquele ano, Elizete Cardoso gravava o LP “Canção de Amor Demais”, com João Gilberto acompanhando-a ao violão, em duas faixas. Pelo mesmo período, o Vasco mandava 3 x 1 no Bangu e 4 x 2 no Bonsucesso, avisando que não entrara no Estadual só para participar.
Agosto chegou e o baiano João Gilberto foi ao estúdio gravar um 78 rotações de vinil, com as músicas “Chega de Saudade” e “Bim Bom”, com arranjos de Tom Jobim. Sucessaço, com uma batida de violão diferente de tudo o que os ouvidos brasileiros estavam acostumados. 
Nos gramados, o Vasco sapecava 4 x 0 pra cima do São Cristóvão; 3 x 0 no Canto do Rio; 1 x 0 no Fluminense e 2 x 1 sobre o América. João Gilberto vibrava. Além do seu sucesso cantando baixinho, sentado em um banquinho, o seu time  mostrava mais raça, impressionava. Por isso, ficou SuperSuperCampeão carioca. Bossa nova!
  Em 1959, João Gilberto partia para o segundo 78 disco. Cantou “Hô-bá-lá-lá” e “Desafinado”. O Vasco também desafinou. Perdeu o bi carioca e do Torneio Rio-São Paulo. Quando nada, ele estourou e influenciou toda uma geração de arranjadores, guitarristas, músicos e cantores. Sua batida de violão virou moda entre estudantes secundaristas e universitários. O LP “Chega de Saudade” promoveu uma reviravolta na música popular brasileira. 
Em 1962, João Gilberto exportava a sua bossa para os Estados Unidos, por intermédio do LP “O amor, o sorriso e a flor”. De sua parte, o Vasco saía para uma nova bossa, fazer de Saulzinho o artilheiro do Campeonato Carioca, deixando para trás os  botafoguenses Garrincha, Didi, Quarentinha e Amarildo, os favoritos. 
 No ano seguinte, entre 18/19 de março, em Nova Iorque, João Gilberto juntava-se a Stan Getzo e a Tom Jobim, e gravava o disco “Getz/Gilberto”, que virou coqueluche planetária, sobretudo pela faixa “Garota de Ipanema”. Na véspera dele ir ao estúdio, o Vasco havia vencido o Fluminense, por 1 x 0, com gol de Saulzinho, pelo Torneio Rio-São Paulo, escalado, pelo técnico Jorge Vieira, com: Humberto Torgado; Joel, Brito, Barbosinha (Fontana) e Dario; Écio (Maranhão) e Lorico; Sabará, Saulzinho, Célio (Villadônega) e Ronaldo.
Em 1965, João Gilberto casa-se com Miúcha. De presente de casamento, o Vasco  dá-lhe o título da I Taça Guanabara. Em 1966, apresenta-se, por três vezes, no programa “O Fino da Bossa”, da Recorda, o principal da TV brasileira. A bossa do Vasco foi dividir o caneco do Torneio Rio- São Paulo, com Botafogo, Santos e Corinthians. Mesmo assim, o João comemorou. Em 1967, a TV alemã promoveu  programa em homenagem ao cantor francês Gilbert Becaud, e João foi o único convidado  não europeu. Naquela temporada, o Vasco mandou dois sapecas pra cima do Flamengo, nos dois encontros pelo Campeonato Carioca: 4 x 0 e 3 x 0.
Em 1968, João cantou no Central Park, de Nova York, e ganhou  verbete na enciclopédia italiana do jazz. O Vasco faz um bom Torneio Roberto Gomes Pedrosa e, também, é vicecampeão carioca, montado a base do time que levaria a taça em 1970, quebrando um jejum de 12 anos de seca.
Em 1969, João decide morar no México, que o premia pela sua obra, com ao Troféu Chimal. O Vasco faz um amistoso, em 23 de fevereiro, e goleia o Combinado de Vassouras-RJ, por 9 x 0, com gols de Nado (2), Valfrido “Espanador da Lua” (2), Nei Oliveira (2), Alcir Portella, Buglê e do estreante Luís Carlos Lemos. Treinado por seu ex-atleta Pinga, o time foi: Pedro Paulo (Valdir Apple); Alcir (Ivã), Brito, Fernando e Eberval; Buglê e Benetti (Alcir); Nado, Valfrido, Nei (Luís Carlos) e Luis Carlos (Silvinho.
DÉCADA-1970 - João Gilberto lança, no México, disco repleto de boleros, como "Besame Mucho" e "Farolito". E vibra muito ao saber que o Vasco fora campeão carioca. Em 1972, volta a residir em NY e faz nova temporada com Stan Getz. Em 1973, vem o “álbum branco”, gravado  com voz, violão e bateria leve. Em 1974, vibra muito mais com o primeiro título de campeão brasileiro do time vascaíno. Em 1977, lança o disco “Amoroso’ e é indicado ao “Grammy” de “Melhor e Vocal de Jazz”. Em 1978, o Vasco é vice-campeão brasileiro e João grava especial para a TV holandesa. Volta ao Brasil, trazido pela TV Tupi. Em 1979, devido a  problemas técnicos, cancela temporada de shows no Canecão-RJ. Mas decide residir no Brasil, em definitivo.
DÉCADA-1980 -  Em 1981, lança o disco “Brasil”, com Caetano Veloso, Gilberto Gil e Maria Bethânia. Em 1983, faz concerto em Roma, para o Festival Bahia de Todos os Sambas. Em 1984, faz temporada em Portugal. Em 1985, participa do Festival de Jazz de Montreaux, na Suíça. Em 1987, é agraciado com a comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, no grau de comendador, pelo Tribunal Superior do Trabalho. Em 1989, João recebe uma indicação ao “'Grammy”, para Melhor Vocal de Jazz, pelo disco “'Live in Montreux”.
 DÉCADA-1990 – João participa de disco de Maria Bethania, mas só com voz e violão, em “Maria/Linda Flor”. Nos Estados Unidos, é lançado o CD “'The Legendary João Gilberto”, coletânea dos três primeiros LPs. Naquele mesmo ano, o Vasco iniciava a série de quatro títulos seguidos de campeão carioca feminino de futebol. Também, João gravava seu primeiro videoclipe, “Sampa”, de Caetano Veloso. Entre os locais das gravações estava o estádio do Pacaembu, onde o Vasco, em 1958, ano em que João lançou a Bossa Nova, goleou a Portuguesa de Desportos, apor 5 x 1, em 6 de abril de 1958, sagrando-se campeão do Torneio Rio-São Paulo, treinado por Gradim (Francisco de Souza, e formando com: Barbosa, Dario (Ortunho) e Bellini (Viana); Écio, Orlando (Barbosinha) e Coronel; Sabará, Almir, Vavá, Rubens e Pinga.
Em 1997, apresenta-se em Buenos Aires e recebe as chaves da cidade e o título de cidadão ilustre. O Vasco é campeão brasileiro indiscutível, com 12 pontos à frente do segundo colocado. Marcou 2,96 gols de média e teve Edmundo, com 29, tentos, como o principal “matador” da disputa. Além de comemorar e vibrar muito, João Gilberto passou a telefonar, todas as noites, depois dos jogos, para os garçons do restaurante Degraus, na Avenida Ataulfo de Paiva, no Rio de Janeiro, perguntando pelo placar dos jogos da “Turma da Colina”. Vasco e João, dupla afinada. Um cruzmaltino bossa nova. 

Um comentário: