Vasco

Vasco

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

HISTORI & LENDAS DAS COLINA - ALA

                                       Fotos reproduzidas de Manchete Esportiva         
 Esta foto, clicada por de Jader Neves, mostra, ao lado do massagista Mário Américo, o ponteiro Sabará e o meia Válter Marciano formando a ala direita da Seleção Brasileira que venceu a de Portugal, amistosamente, em 8 de abril de 1956, no Vale do Jamor, por 1 x 0, onde foi construído o Estádio Nacional de Lisboa. Publicada pelo Nº 22 da “Manchete Esportiva” de 21 de abril de 1956, a foto era anunciada pela reavista como “Ektachrome”, para valorizá-la.

 No inicio da temporada-1956, o Vasco havia disputado 15 partidas, empatando duas e caindo em mais duas, entre 8 de janeiro e 24 de março. Uma semana depois, a rapaziada saiu para uma excursão à Europa e à Venezuela, vencendo 14 e empatando três das 27 partidas disputadas, entre 31 de março de 20 de julho. Como Sabará e Válter estavam ema grande forma, foram convocados pelo treinador Flávio Costa para a primeira excursão da Seleção Brasileiras à Europa. Antes, só havia jogado Copas do Mundo no Velho Continente.
No amistoso contra os portugueses, o Brasil venceu por 1 x 0, com gol marcado por Gino e o time formou com: Gylmar: Djalma Santos, e De Sordi (Pavão); Nilton Santos, (capitão), Zózimo e Roberto Belangero; Sabará, Válter, Gino, Didi e Canhoteiro (Escurinho). No jogo seguinte, três dias depois, a dupla foi mantida par começar a partida que terminou no 1 x 1, com a Suiça, em Zurique. 

Djalma Santos, De Sordi, Nilton Santos, Gylmar, Zózimo e Belangero (em pé, da esquerda para a direita); Sabará, Válter, Gino, Didi e Canhoteiro, agachados na mesma ordem.

Um comentário:

  1. Era a época do futebol romântico.Embora já existisse o profissionalismo, os clubes ainda se adaptavam às novas condições. Os clubes do rio de janeiro sempre eram convidados para jogos amistosos em outras cidades.

    ResponderExcluir