Vasco

Vasco

quinta-feira, 21 de abril de 2011

HISTÓRIAS DO KIKE - FUTEBOL CANDANGO

  Exceto Ceub e Brasília (ambos com sobrenome Esporte Clube) não eram, na verdade, amadores. Os atletas eram profissionais só na considerasção e porque assinavam contrato. O Gama por exemplo, na assinatura dos vinculos com a sua turma, avisou que alguém só receberia alguma coisa se os seus jogos tivessem renda suficiente para pagá-los.  Qual as maiores goleada? O jogo com maior número de gols? A primeria zebra? Fatos já completamente esquecidos. Confira:

1 – Brasília 7 x 0 Flamengo, em 26 de maio de 1976, pela sexta rodada do primeiro turno, foi a maior goleada do primeiro Campeonato Brasilliense de Futebol Profissional, promovido pela então Federação Metropolitana de Futebol-FMF, atual Federação Brasilense. Foi jogada, no Pelezão, em rodada dupla, com Grêmio Brasiliense 1 x 1 Taguatinga, na preliminar, sem público divulgado e renda de Cr$ 28 mil, 695 cruzeiros. Adélio Nogueira apitou e os gols foram de Rogério Bayer (3), Roberto (2), Odair e Jaílson (contra). O Brasília alinhou: Norberto Mão-de-Onça; Terezo, Luís Carlos “Calica”, Jonas Foca e Odair; Renê, Raimundinho e Rogério Bayer; Ramalho (Humberto Banga), Roberto e Duda. FLAMENGO: Carlinhos; Miltão, Jaílson, Jorginho e Côco; Israel, Eudo e Josias (Joel); Paulinho, Flores e Rodrigues.  OBS: a segunda maior goleada foi Ceub 6 x 0 Gama, em 1º de abril do mesmo 1976, no mesmo Pelezão e pelo turno inicial, com gols de Lucas (3), Xisté, Eduardo e Moreirinha

 2 - Ceub 6 x 0 Gama – em 21 de abril de 1976, no Pelezão, na preliminar de Taguatinga 3 x 0 Flamengo (surgido no Cruzeiro), foi a segunda maior goleada do primeiro Candnagão. Apitado por Adélio Nogueira, teve gols marcados por Lucs (3), Moreirinha e Xisté, com o time ceubense, treinado pelo mineiro João Francisco, alinhando: Paulo Víctor; Nonoca, Cláudio Oliveira, Décio (Mauro) e Aripe; Alencar, Moreirinha (Lucas) e Xisté; Lino, Eduardo e Gilbertinho. O Gama, com Jaime dos Santos no comando da raspaziada, teve: Noel; Carlão, Manoel Silva, Santana e Bil; Galego, Robertinho e Dequinha; Carlinhos Coenge, Almir e Zé Luís (Tião).

3  -  Taguatinga 5 x 3 Canarinho, em 4 de maio de 1976, foi o jogo com o maior número de gols no primeiro campeonato de profissionais da Federação Metropolitana de Futebol, com Ceub 4 x 0 Flamengo, na preliminar e com público de 1.775 pagantes. O jogo valeu pela quinta rodada (noturna) do primeiro turno do Candangão, foi apitado por Ranulfo Soares (capitão do Corpo de Bombeiros do DF) e teve Bira (2), Ernani Banana, Dinarte e Douradinho marcando os tentos do time da Águia Branca, enquanto Paulo Hermes (2) e Belo descontaram para os canários. Eurípedes Bueno era o treinador taguatinguense que escalou: Carlos José; Dedinho (Elmo), Mauro, Assis e Chico; Douradinho, Nemias e Banana; Paraibinha, Bira e Dinarte. O Canarinho, nome homenageando a seleção brazuca do tri-1970, teve: Edson; Diogo, Ivan, Cruzeiro e Ganço; Déo, Robertinho e Juvêncio; Chiquinho, belo e Paulo Hermes, que tinha o apelido de Pebinha/Peba.                                           

4 - Humaitá 3 x 1 Brasília, em 9 de maio de 1976, foi a primeira grande zebra do primeiro Campeonato Candango, quando todas as partidas eram no Pelezão, estádio de propriedade da FMF. Jogado na preliminar da rodada dupla que teve Ceub 2 x 1 Taguatnga no prélio principal, esteve na sexta rodada do primeiro turno da competição, com apito entregue a  Osvaldo dos Santos. O público foi de 5 mil pagantes – Cr$ 45 mil, 425 cruzeiros de arrecadação – e gols marcados por Moisés, Aderbal e China, para os vencedores alvinegros, e Renê fazendo o de honra dos alvirrubros, que foram: Norberto Mão-de-Onça; Terezo, Luís Carlo “Calica”, Sidnei e Odair; Erci Rosa, Renê e Raimudinho; Ramalho, Humberto Banga e Lindário. Humaitá: Daniel; Aderbal, Grossi, Zé Mauro e Pedrinho; Julinho, Zequinha e Pedrinho II; Claudionor, China e Moisés.   

                                     


                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário