Vasco

Vasco

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

CORREIO DA COLINA - ROMÁRIO LESIONADO

 “Tenho 23 anos e estudo medicina. Meu pai e os meus dois irmãos são fanáticos pelo Vasco. Eu também sou vascaína, claro! Quero me especializar em fisioterapia e trabalhar no departamento médico do Vasco. Um colega  vascaíno recomendou-me pesquisar a contusão que tirou Romário da Copa do Mundo de 1990. Segundo ele, o tratamento é uma boa aula de fisioterapia. Já que o seu blog tem tanta informação sobre o Vasco, poderia me ajudar a encontrar material sobre isso? E em qual jogo do Vasco aconteceu a contusão?” Vera Almeida, da SQN 410, Brasília-DF.

Seguinte, Vera: a lesão não tirou Romário da Copa do Mundo-1990. E, quando aconteceu, ele não era mais vascaíno. Já defendia o holandês PSV Eindhoven. Vamos lá ao que o “Kike” sabe sobre o caso.

Era 4 de março de 1990 e o PSV goleava o fraco Den Hag, por 6 x 0, com Romário  marcando o segundo e o quinto gols, e totalizando 22 no Campeonato Holandês-1990 – o placar final chegou a 9 x 2. Lá pelas tantas, ele contra-atacou, pela esquerda, e chutou ao gol, ao ser carrinhado pelo zagueiro Marco Gentile. No ato, sentiu uma tremenda dor e saiu pulando para a linha de fundo. Não dava mais. Foi carregado por dois membros da comissão técnica do seu time, e sem conseguir manter calçada a chuteira do pé direito. O primeiro exame constatou fratura acima do tornozelo. Inicialmente, o médico do PSV suspeitou de ter sido no perônio (e foi), o osso posterior que liga o calcanhar ao joelho, como explica o ortopedista José Aparecido Jorge, ex-médico do Gama. Depois, calculou a recuperação em até 56 dias, a 90 do Mundial, que seria na Itália.  
 Romário lutou contra o tempo, para ser convocado pelo treinador Sebastião Lazaroni. Até buscou, particularmente, um fisioterapeuta, o  Nílton Petroni Vilardi Junior, apelidado por “Filé”, para cuidar só dele, pois o médico da CBF, Lídio Toledo, tinha mutia gente sob os seus cuidados.  Os resultados do tratamento garantiram a  convocação, mas Romário foi à Copa muito  mal, fisicamente, só entrando em campo em Brasil 1 x 0 Escócia, em 20 de junho, no estádio Delle Alpi, em Turim. Jogou 64 minutos e foi substituído, por Müller.  
 Como o doutor Lídio não está mais vivo, tente manter contato com a CBF, pra saber se guardaram os passos do tratamento do craque. Tente, também, pela Internet, descobrir o telefone do “Filé” e converse com ele que, com certeza, não vai negar-lhe um papinho sobre o tema. No mais, no que o “Kike” pode ajuda-la é ver com o  grande amigo José Aparecido Jorge se ele pode dar-lhe uma aula sobre tais tipos de tratamento. Ele é considerado um dos maiores ortopedistas do continente sul-americano. Vou telefonar-lhe, e depois aviso-lhe, pelo seu e-mail.  Combinado?  

Nenhum comentário:

Postar um comentário