Vasco

Vasco

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

VASCO DAS CAPAS - SABARÁ

"Sabará, o valoroso ponteiro do Vasco da Gama, que tem apresentado excelentes atuações no presente campeonato, sendo apontado atualmente como o melhor jogador da cidade, na posição”, é o diz o texto que apresenta a capa do Nº 917 de “Esporte Ilustrado”, em circulação a partir de 3 de novembro de 1955. Conta que o atacante, “no clássico de domingo, frente ao Botafogo, assinalou um belo tento e contribuiu para outro, tendo ainda destacada ‘perfomance”. 
O elogio a Sabará – clicado na capa, por Alberto Ferreira – referia-se ao que ele fizera em Vasco 3 x 2 Botafogo, de 30 de outubro de 1955, no Maracanã, pelo Campeonato Carioca, quando a "Turma da Colina" fechara o primeiro turno líder, com três pontos perdidos (era assim, na época, com vitória valendo dois pontos), em 11 jogos, com nove vitórias, um empate e uma derrota, marcando 27 e sofrendo sete gols– até ali, Válter Maciano e Pinga eram os  principais artilheiros cruzmaltinos, ambos com sete tentos, seguidos pelo paraguaio Paródi, com seis.      

NA LATINHA - O clássico foi apitado por Eunápio de Queiróz, com o Vasco virando o placar – 1 x 2 no primeiro tempo – na etapa final. A renda atingiu Cr$ 615 mil, 872 cruzeiros e 20 centavos e os gols vascaínos foram de Sabará, Paródi e Pinga. O Vasco venceu com: Hélio, Paulinho de Almeida e Haroldo; Laerte, Orlando Peçanha e Beto; Sabará, Válter, Vavá, Pinga e Paródi. O Botafogo era: Lugano, Tomé e Nilton Santos; Orlando Maia, Pampoline e Juvenal; Garrincha, João Carlos, Baiaco, Paulinho e Neivaldo.
 A crônica do jogo está na página cinco, onde, sob o título “Vasco, líder absoluto do turno”, o repórter Leunam Leite fala da rodada, e encerra na folha 20. Escreve ele que ...”tivemos um clássico emocionante, em que Botafogo e Vasco brindaram o público com uma excelente porfia, cheia de alternativas interessantes”. Jogando pra cima, Leunam conta que os primeiros minutos do confronto “valeram por todo o ‘match’, dando-lhe um colorido notável e um clima de sensação verdadeiramente espetacular”. Sobre o início da etapa final, diz que os alvinegros  “pareciam envolvidos por um torpor geral...” Do primeiro gol vascaíno, escreveu ter sido “... numa jogada em que Sabará fugiu sozinho pela direita – pois Santos, de acordo com a ‘marcação por zona’, não podia  dar combate”.

NA PONTA DO LÁPIS - Na página 2, os gráficos  de seis jogos da rodada, desenhados por William Guimarães, mostram Sabará chutando, para o canto esquerdo defendido pelo goleiro Lugano, sob as vistas de Juvenal e Tomé. No segundo gol, o texto conta que Sabará cruzou, pelo alto, da direita, para Tomé e Orlando Maia falharem em suas tentativas de cabeçadas, e Paródi , “inteiramente livre, colhêr um pelotaço de extraordinária precisão e potência, decretando o empate”– o gráfico mostra a bola entrando pelo mesmo local do tento anterior. Já o gol da vitória, marcado pro Pinga, aos 43 minutos da fase final,  é visto por Leunam como prova de que o Vasco “... foi bafejado pela ‘chance’ como sói acontecer a todos os campeões” – ao final do campeonato, o campeão foi outro. Por sinal, com foto e José Santos, em tamanho de toda a página, o gol da vitória vascaína, marcado por Pinga, toma toda a segunda folha da revista.
 Nas páginas 12 e 13, como era tradicional, “Esporte Ilustrado” exibe oito fotos (sem créditos) de lances do clássicos, sedo três dos gols da vitória vascaína. Da foto 5, revela que Lugano arroja-se aos  pés de Paródi  e detém o couro”; da 6, que o mesmo goleiro “consegue afastar a pelota de munhecaço”.

REGISTRO - Na certidão civil, ele era Onophre de Souza. E fazia questão de exigir dos jornalistas que escrevessem o seu nome corretamente. Mas só saía Onofre. Ficavam devendo-lhe o "ph". No entanto, ele ficou na história do Vasco da Gama como Sabará. Muitos pensam que foi por causa de uma cidade do histórico barroco no interior mineiro. Nada disso! Segundo o próprio, o apelido deveu-se a uma frutinha que havia muito em sua terra. Da sua cor.
 Como atleta, Sabará, nascido em 18 de junho de 1931, em Souza, distrito da paulista Campinas, orgulhava-se se ser um atacante invicto com a camisa da Seleção Brasileira, na década-1950. Realmente, era.
No entanto, já caminhando para o final de sua história nos gramados, caiu ante os argentinos, por 2 x 4,  em 25 de maio de 1960, e, em 9 de julho, ante os uruguaios, por 1 x 0.  Mas saiu no lucro.

Em suas 10 partidas com a camisa do escrete nacional, venceu sete – 13.11.1055 - Brasil 3 x 0 Paraguai, quando marcou o seu único gol canarinho; 01.04.1956 - 2 x 0 Seleção de Pernambuco; 08.04.1956 - 1 x 0 Portugal; 01.05.1956 - 1 x 0 Turquia; 29.05.1960 - 4 x 1 Argentina; 03.07.1960 - 2 x 1 Paraguai; 12.06.1960 - 5 x 1 Argentina – empatou, também, uma, por 1 x 1, com a Suíça, em 11.04.1956.

CANARINHADAS - Pela Seleção Brasileira, Sabará colecionou os títulos de campeão da Taça Oswaldo Cruz, em 1955; da Copa Roca e da Taça do Atlântico, estas duas em 1960. Convocado por Flávio Costa, em sua primeira Seleção Brasileira, a que mandou 3 x 0 sobre os paraguaios, Sabará sentiu-se em casa. O time teve mais quatro companheiros de São Januário: Paulinho de Almeida, Vavá, Pinga e Válter Marciano. A escalação foi: Veludo; Paulinho (Djalma Santos), Pavão, Zózimo e Nílton Santos; Dequinha e Didi; Sabará, Vavá, (Zizinho), Pinga (Válter e Escurinho.
Na despedida, em junho de 1960, nos 5 x 1 pra cima dos "hermanos", Sabará foi chamado, pelo técnico Vicente Feola, juntamente com mais dois vascaínos: Bellini e Delém. A turma da partida foi: Gilmar; Djalma Santos, Bellini, Aldemar e Nílton Santos; Zequinha e Chinesinho; Sabará (Moacir), Coutinho (Delém), Valdo e Pepe. Detalhe: Aldemar havia jogado pelo Vasco antes de ir para o Palmeiras e chegar à Seleção.
  Na foto acima, Sabará comemora, com os companheiros de Vasco da Gama, um gol sobre o Real Madrid, em 1957, quando o clube espanhol gabava-se de ter o mais forte time de futebol do planeta. Mas os cruzmaltinos deitaram e rolaram em cima dele, durante ao Torneio de Paris, quando voltaram da França trazendo um dos troféus mais importantes da história do clube. Sabará era uma figuraça, e um animado folião, tendo sido, até, presidente de escola de samba.
  SIMPATIA - Sabará  foi um autêntico ponta-direita e um dos mais simpáticos e folclóricos do futebol, brasileiro. Com 576 jogos cruzmaltinos, só atuou menos do que Roberto Dinamite (1.118 transpirações).  Viveu até 8 de outubro de 1997, quando residia no Rio de Janeiro, onde chegou, em 1952, defendendo o Vasco, até 1964. Em 65, passou pela Portuguesa-RJ e o venezuelano Deportivo Itália. Colecionou as faixas de campeão carioca-1952/1956/1958 e do Torneio Rio-São Paulo-1958. Também, dos torneios Rivadávia Corrêa Meyer (1953); Theresa Herrera (1957), na Espanha; de Paris (1957), na França,  e de Santiago do Chile (1957).
Última foto reproduzida de MauroPrais.Netvasco.com.br e time posado assim: Carlos Alberto, Martim Francisco, Viana, Laerte, Dario e Orlando, em pé, da esquerda para a direita; Sabará, Rubens, Vavá, Pinga e Livinho, com o Troféu Tereza Herrera).   

Nenhum comentário:

Postar um comentário