Vasco

Vasco

domingo, 9 de outubro de 2011

A GRAÇA DA COLINA - PET

 
O chargista Rapha, de "O Globo", foi em cima do lance. Deu o traço da graça do Petkovic "mascarado", para encarar o Guarani, no sábado 05.10.2002, pela 15º rodada do Campeonato Brasileiro, no estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas-SP. Durante o jogo anterior – Vasco 4 x 0 Portuguesa de Desportos, em 29 de setembro (domingo), em São Januário – ele sofrera uma pequena fratura no nariz, que nem exigia cirurgia. Na quarta-feira, o médico vascaíno Clóvis Munhoz, providenciou uma máscara de acrílico. Na manhã da quinta, os dois foram a São Paulo, para um especialista moldar o rosto do atleta e deixar a máscara bem ajustada e confortável.
Petkovic jogou, mas foi substituído, por Rogério Corrêa, no decorrer da partida, vencida pelo Vasco, por 2 x 1, com gols de Rodrigo Souto e de Ramon. Porém, ele não fora o primeiro a jogar assim. No início de 2002, o pivô Sandro Varejão, da Seleção Brasileira de basquete, já havia passado por isso. 
Uma das melhores atuações de Petkovic com a camisa cruzmaltina ocorreu em dois de fevereiro de 2002, quando marcou os dois gols dos 2 x 2 com o Fluminense – aos 37 minutos do primeiro tempo e aos 45 do segundo. Rolou em uma tarde de domingo, no Maracanã, diante de 23.870 pagantes, em jogo apitado por Wagner dos Santos Rosa e que rendeu R$ 211 mil 205 reais.
 O time era treinado por Antônio Lopes e teve: Fábio; Russo, Alex, Wellington Paulo e Edinho; Henrique, Léo Lima, Danilo (Siston) e Petkovic; Marcelinho Carioca (Cadu/Anderson) e Valdir Bigode. O jogo do Pet “mascarado” foi apitado por Carlos Eugênio Simon (RS), o treinador cruzmaltino era Antônio Lopes e o time foi: Fábio: Marcelo, Haroldo, Rogério Pinheiro e Glaydison (Russo); Rodrigo Souto, Henrique, Ramon (Léo Lima), Edinho, Petkovic (Rogério Corrêa) e Valdir Bigode. 
Dejan Petkovic, nascido na então Iugoslávia, em 10 de setembro de 1972, em Majdanpek, hoje Sérvia, havia chegado a São Januário naquele mesmo 2002. Em 2003, estava no time campeão estadual, após cinco anos sem faixas na Colina. Saiu perto da final da Taça Guanabara, para ganhar uma graninha a mais no Sangai Shenua, e voltou na mesma temporada. A sua história vascaína é: 2002: 19 jogos e dois gols; 2003: 11 jogos e 8 gols; 2004: 36 jogos e 18 gols, totalizando 66 jogos e 28 tentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário