Vasco

Vasco

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

HISTÓRIA DE HISTÓRIAS COM HERMANOS

4 de janeiro de 1929 - Vasco da Gama 0 x 0 - Barracas - o adversário era argentino e não existe mais. Quando existia, veio a São Januário encarar o Almirante, que disputaria o seu primeiro jogo contra os hermanos. Antes, já tivera disputas internacionais, empatando (1 x 1) com o uruguaio Universal, em 2 de dezembro de 1923, e vencendoo também uruguaio Montevideo Wanderers (1 x 0, em 31 de março de 1928).  Esta primeira hermanidade rolou em uma sexta-feira, em São Januário, com o Almirante, treinado pelo inglês Harry Welfare, escalando: Jaguaré, Hespanhol e Itália; Nesi, Tinoco e Mola; Paschoal, Pepico, Badu, Torteroli (Mário Mattos) e Sant´Anna.   
Mas não foi este o grande feito  cruzmaltina nos antigos inícios de janeiro. Melhor: mandou 6 x 0 Bangu, pelo Campeoanto Carioca-1938, e  5 x 2 Porruguesa de Desportos, pelo Torneio Rio-SãoP aulo-1953. Beleza! Mas a brasa da casa mesmo foram os 4 x 0 Fluminense. Confira:
6 de haneiro de 1951 - Vasco da Gama 4 x 0 Fluminense - em um sábado, no Maracanã, pelo Campeonato Carioca, com o alagoano Ipojucan colocando três laranjas no cesto tricolor. O pernambucano Ademir Menezes mandou mais uma e o treinador. Oto Glória dirigiu estas rapaziada: Barbosa, Augusto e Laerte; Ely, Danilo e Jorge; Alfredo II, Maneca, Ademir, Ipojucan e Dejayr. OBS: o pega foi em 1951, mas valeu pelo atrasadinho Estadual-RJ-1950, com a tijolada apitada por Carlos de Oliveira Monteiro, o Tijolo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário