Vasco

Vasco

quarta-feira, 21 de março de 2012

HISTÓRIA DA HISTÓRIA - VILADONIGA

                                                            
1 - A camisa branca da Turma da Colina, lançada no 16 de janeiro de 1938, pelo Campeonato Carioca, quando Nigino (2), Lindo e Luna foram à rede, passou um bom tempo na gaveta. Voltou ao varal, no 22 de março de 1942, em Vasco da Gama 2 x 1 América-RJ, quando o festeiro na rede foi o meio-campista uruguaio Villadoniga, tomando conta, inteiramente, exclusivamente, do placar que valeu o Troféu da Paz, patrocinado pela loja O Camizeiro, encerrando uma série melhor-de-três, iniciada em 1937. Time daquele 22 marcense: Walter, Florindo e Osvaldo; Figliola, Zarzur e Dacunto; Alfredo II, Villadoniga, Ademir, Massinha e Manuel Rocha.

Nesta foto da revista semanal carioca Esporte Ilustrado, Villadoniga
 é o do centro do ataque, agachado em sua tela
2 - Segundo Villadoniga - era mesmo o nome dele - foi considerado o melhor jogador do time cruzmaltino das temporadas 1939/1940. Muitos pensam que ele era argentino, mas nascera uruguaio – em 6 de novembro de 1915 – e assim viveu até 26 de outubro de 2006, tendo voltado para o Brasil após o final de sua carreira e fixado residência em São Paulo.
Cria do Atlético Cerro, Villadoniga passou pelo Guanderes e foi tricampeão em seu país, pelo Peñarol (1935/36/37). O Almirante o embarcou em sua esquadra, em em 1938, quando tinha o apelido de El Architeto, Dpor desenhar belos lances de gol. Ajudou o Vasco da Gama a conquistar o seu primeiro título internacional - Tornei Luís Aranha, em 14 de janeiro de 1940, em São Januário - atuando por esta formação: Nascimento, Jahu e Florindo; Figliola, Zarzur e Argemiro; Lindo, Villadoniga, Fantoni,  Nino e Orlando.  

                                                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário