Vasco

Vasco

sábado, 10 de março de 2012

HISTÓRIAS DO KIKE - CEUB TEVE POVÃO MISTERIOSO NO CAMPEONATO 'BRAZUCA'

                          REPRODUÇÃO DO JORNAL DE BRASÍLIA 

O Ceub estreou no Brasileiro enfrentando o Botafogo, no Pelezão

 Por cortesia do presidente da Confederação Brasileira de Desportos (atual CBFutebol), João Havelange, o Ceub Esporte Clube disputou três Campeonatos Brasileiros, sem participar de nenhum torneio estadual. Recheava o seu time de veteranos famosos em outros regiões e até aprontava algumas zebras. Naquele esquema, a Acadêmica da Asa  Norte, como tentaram apelida-la, por ter sido criada no meio universitário de instituição de ensino superior localizada na parte norte de Brasília,  não tinha prejuízo financeiro em seus jogos em casa, com públicos sempre divulgados.

 Houve, no entanto, duas partidas com casa cheia e que jamais saberemos quantos desportistas compareceram ao estádio. Exatamente, as dos dois maiores públicos da rapaziada durante os três Nacionais disputados: em 25.08.1973 – Ceub 0 x 0 Botafogo – e em 21.03.1974 – Ceub 1 x 3 Santos. Histórias esquisitas.

Chamado por Estádio Nacional de Brasília, quando foi inaugurado  - 21 de abril de 1965 -, a casa do futebol candango foi anunciada como tendo capacidade para receber 20 mil torcedores. Ganhou o nome de Estádio Rei Pelé e ficou sendo chamado por Pelezão, em 1970, para ter a sua estampa aumentada, para 30 mil almas, em 1973, a fim de o Ceub poder disputar o Brasileirão. Exatamente, na estreia do Ceub, a desorganização na venda dos ingressos fez o povão arrombar portões para ver Brito, Marinho Chagas, Zequinha e Fischer, os grandes nomes botafoguenses. Como a arrecadação anunciada foi de Cr$ 268 mil e 500 cruzeiros, tudo indica que mais de 30 mil pessoas prestigiaram a partida que “arrombou a festa”.

                                REPRODUÇÃO DO DIÁRIO DE BRASÍLIA

      O santista Edu Américo observado por Alencar (5), do Ceub

 Era uma tarde de sábado. Aos domingos, era sagrado o torcedor brasiliense assistir gandes clássicos csariocas pela TV. O jogo - apitado por Oscar Scolfaro-SP - foi bem disputado e o Ceub, com grande atuação do seu goleiro e armado pelo treinador João Avelino, segurou o Botafogo, treinado por Paraguaio, mais precisamente Egídio Landolfi, que tinha tal apelido por ter nascido em Mato Grosso do Sul, fronteiras com o Paraguai. O Ceub alinhou: Rogério; Oldair Barchi (ex-Fluminense, Vasco da Gama e Atlético-MG), Paulo Lumumba (ex-Flamengo e Fluminense), Emerson Braga e Rildo (ex-Botafogo e Santos); Jadir (ex-Grêmio-RS), Cláudio Garcia (ex-Fluminense) e Péricles; Marco Antônio, Dario (ex-Vasco, Palmeiras e Fluminense) e Valmir. O Botafogo teve: Wendell; Miranda, Brito, Osmar Guarnelli e Marinho; Carlos Roberto e Marco Aurélio; Zequinha, Nílson Dias, Fischer e Dirceu Guimarães. Exceto Miranda e o argentino Fischr, todos vestiram, um dia, a camisa da Seleção Brasileira.  

No outro jogo citado acima – apitado por Arnaldo César Coelho-RJ - , novamente, pelo mesmo motivo de desorganização com vendas de ingressos, o povão voltou a botar portões abaixo. Lembro que eu, que era estudante de Comunicação, havia comprado ingresso, antecipadamente, mas tive que pular o muro para poder ver o “Rei Pelé” em ação. Pulo que valeu a queda, pois ele marcou o seu último gol de placa no país, naquela noite. Dominou a  bola perto de sua defesa, ultrapassou o meio do campo e chegou na cara do gol tirando quem pintasse pela frente. Golaçççassssso – Eusébiu e Nenê marcaram os outros, enquanto Gilberto descontou para os ceubenses.

Oficialmente, 18.894 loucos por futebol pagaram Cr$ 191 mil, 362 cruzeiros para entrarem legalmente no então Estádio Governador Hélio Prates da Silveira, nome em homenagem a um coronel que governava o Distrito Federal. O jogo fora uma semana após a inauguração de uma obra inacabada e que cabria cerca de 20 mil pagantes. Mas, com certeza, muito mais do que os 18, 8 mil pagantes estavam por ali, a final, muitos derrubaram portas e outros (como eu) pularam muros.

O Ceub, treinado por Cláudio Garcia, ex-,eia-atacante do Fluminense, alinhou: Valdir Appel; Luís Carlos “Beleza”, Emerson Braga, Pedro Pradera e Rildo; Alencar, Renê e Rogério (Gilberto); Cardosinho, Juraci (Carlos Alberto) e Dario. Santos: Wilson. Hermes, Oberdan, Turcão e Vicente; Léo, Nelsi e Nenê (Brecha); Mazinho, Pelé e Edu Américo (Euzébiuo), treindos por Pepe (José Macia, ex-atacante santista,), integante do famosíssimo ataque  Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe.                                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário