Vasco

Vasco

domingo, 6 de maio de 2012

CALENDÁRIO DA COLINA - ADEMIR

1527 — Tropas espanholas e alemãs saqueiam Roma, o que alguns historiadores consideram o fim do Renascimento1840 — adotado o selo postal Penny Black, para uso no Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda; criação do Colégio Militar do Rio de Janeiro, pelo conselheiro Thomaz Coelho, ministro da Guerra, em 1889. A institução fora proposta, em 1853, pelo Duque de Caxias, ainda Marquês de Caxias, o que fora negado pelo Senado. OBS: Duque era título para parentes do Imperador. Com Caxias, foi uma excessão.  

Nascimentos:  Maximilien de Robespierre, advogado e político francês (1758 a 1794); Sigmund Freud, neurologista austríaco (1856 a 1939);  Júlio César de Melo e Sousa (Malba Tahan), escritor e matemático brasileiro (1895 a 1974); 1948 — Servílio de Oliveira, ex-pugilista brasileiro; 1953 - Tony Blair, político britânico. 
Ramon de Moraes Motta, lateral-esquerdo chamado, apenas, por Ramon. Nascido na capixaba Cachoeiro de Itapemirim, no 6 de maio de 1988, esteve vascasínoo entre 2009, por 55 jogos e e 3 gols; de 2010/11, por 42 partidas e cinco tentos, e de 2017/2019, por 38 prélios e 2 duas bolas na rede. Foi campeão brasilelio da  Série B-2009; da Copa da Hora-SC-2010; da Copa do Brasil2011 e da Taça Guanabara- 2019.  
                                                       
                                                                                       8 DE MAIO

O chegante vascaíno
No dia 8 de maio de 1945, terminava a Segunda Guerra Mundial. Um ano depois, na mesma data, o Vasco da Ga,a partia para a segunda batalha de sua história de 10 amistosos com o Sport Clube Recife, iniciada em 1942, quando um assombroso Leão da Ilha adentrou à arena de São Januário e devorou os anfitriões, no dia em que os vascaínos descobriram a fera Ademir Marques de Menezes. História fantástica, envolvendo até a ajuda do Estado brasileiro à Turma da Colina, que tinha presidente irmão de um ministro do presdente Getúlio  Vargas. (Fotos de Ademir reproduzidas da revista Sport Ilustrado.  
Ademir no Sport Recife
Muito bem!Nos duelos contra o Sport, a maior pancadadoAl.minte rolou no 8 de maio de 1946, por 9 x 2, na casa do rubro-negro pernambucano. Só Lelé fez seis, totalizando 147 bolas nas redes, em 179 jogos da sua história cruzmaltina. – Santo Cristo, Djalma e Jair Rosa Pinto completaram a farra do dia. Era uma quarta-feira e a moçada viajava a bordo do “Expresso da Vitória”.
O amistoso foi mediado por Oscar Pereira Gomes e teve o gformando com: Rodrigues, Augusto e Rafagnelli; Alfredo II, Berascochea e Sampaio, Djalma, Lelé, Isaias, Jair e Santo Cristo.

                                                            ADEMIR

No 8 de novembro de 1924, quem chegasse à Vila do Bico do Motocolombó, onde os bairros de Afogados e Imbiribeira aproximam os cidadãos recifenses, receberia a notícia de que o casal Antônio Rodrigues Menezes/Otília estava comemorando a chegada de um garoto robusto - todos os irmãos ganharma nomes parecidos: Ademar, Ademilda, Ademilson, Ademilton e Adenis.

 O chegante Ademir - Marques de Menezes -, ao ser matriculado no Jardim de Infância Sérgio Loreto, não demoraria para fugir da sala de aula e jogar bola na Praia do Pina. Um desespero para a Tia Laura, sua primeira professora. Mas o peralta foi indo e concluiu o antigo curso primário com louvor. Depois, fez um curso de humanidades no Instituto Carneiro Leão e, depois do ginasial, o próximo lance foi a Faculdade de Medicina de Recife. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário