Vasco

Vasco

sexta-feira, 4 de maio de 2012

HISTÓRIA DA HISTÓRIA - DINAMITADAÇAS

Na data 4 de maio, em 1493, o Papa Alexandre Sexto dividiu o Novo Mundo, isto é, as terras descobertas no continente americano, entre Espanha e Portugal; nascia o italiano Bartolomeo Cristofori, que viveu entre 1637 a 1731 e inventou o piano; em 1935, o nascimento era de José Sanfilippo, centroavante do futebol argentino. Mesmo dia em que nasceu Georgi Asparukhov,   futebolista búlgaro vivente entre 1943 a 1971. 

Quando a bola rolou, nos 4 de maio, o Almirante mandou goleadas como 4 x 1 Fluminense, pelo  Torneio Rio-São Paulo-1955 e 6 x 2 Olaria, do Torneio Municipal-1947. Também, o sacode 3 x 0 Itabaiana-SE, valendo pelo Brasileilão-1974. Mas a grande vitória do dia foi mesmo Vasco da Gama 5 x 2 Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro. Marcou a volta de Roberto Dinamite ao Maracanã, após passagem pelo espanhol Barcelona. Dias asntes, ele havia jogado contra o Náutico, em Recife. No entanto, para a torida vascaína, o que contava era vê-lo em campo, de bem pertinho. 
                  Foto reproduzida de esportefera.com.br - agradecimento

A goleada valeu pela segunda fase do Campeonato Brasileiro e a vitória foi com virada de placar – aos 11 minutos, Caçapava marcou, para o visitante. Sem problemas: o Dinamite assinalou quatro gols, ainda no  primeiro tempo – aos 13, 27 e 37 minutos – e completou o quinteto aos 27 do segunda etapa – o segundo corintiano foi de Sócrates, aos 43 da etapa inicial. Tempos depois, Roberto declarou ao site oficial do Vasco:

“Fiz mais de mil partidas, em minha carreira, mas uma especial me marcou. Quando voltei para o Brasil, vindo da Espanha, em 1980, e fiz cinco gols contra o Corinthians. Não foi um jogo diante de qualquer time, foi contra equipe forte que tinha Sócrates, Caçapava, Jairo. Joguei profissionalmente, por 20 anos, e não me lembro de outro jogador que tenha tido a honra de marcar cinco gols contra o Corinthians. Isso é marcante para qualquer atleta". 

Confira a ficha técnica das partidas: 4 de maio de 1980 (domingo) – Vasco da Gama 5 x 2 Corinthians. Campeonato Brasileiro. Estádio:Maracanã0RJ. Público:  107.474 pagantes. VASCO: Mazzaropi; Orlando Lelé, Juan, Léo e Paulo César; Dudu Coelhão, Guina e Jorge Mendonça; Catinha (Paulo Roberto), Roberto Dinamite e Paulinho. (Aílton). Técnico: Orlando Fantoni. CORINTHIANS – Jairo; Zé Maria, Mauro, Amaral, Wladimir, Caçapava (Djalma), Basílio, Sócrates, Piter, Geraldão (Toninho) e Wilsinho. Técnico: Jorge Vieira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário