Vasco

Vasco

sábado, 1 de setembro de 2012

CALENDÁRIO DA COLINA - 1 e 2 DE SETEMBRO

Rivais carioca deveriam consultar os seus horóscopos para o primeiro dia de setembro. Se tivessem os rapazes de São Januário pela frente, a sorte estaria selada, carimbada, rotulada. Que o dia os "Mulatinhos Rosados de Moça Bonita", a moçada da Rua Figueira de Mello e do Andrahy.

VASCO 4 X 3 ANDARAHY foi pugna do Campeonato Carioca-1923, com Sant´Anna sendo o nome do jogo, marcando dois gols. Fausto e Carlos Paes, o apelidado "84" fizeram os outros.
x3AndarahySant'Anna (2), Fausto e Carlos Paes "84"
VASCO 5 X 2 BANGU é pancadão registrado nos arquivos do Campenato Carioca-1940. A "Turma da Colina" não teve pena de um dos seus tradicionais "fregueses". Só o uruguaio  Villadoniga deixou três beijos no "véu da noiva". Figliola mais um, e o brasileiro Alfredo I mais outro. Treinados pelo inglês Harry Welfare, o time vascaíno do dia teve: Chiquinho, Osvaldo Saldanha e Florindo;  Figliola, Zarzur e Alfredo II; Lindo, Alfredo I, Villadoniga, Gonzalez  e Orlando.   


VASCO 3 X 1 SÃO CRISTÓVAO, pelo Campeonato Carioca-1946, mostrou, n aquele dia, que o "Santo" não estava aberto a milagres. Pincipalmente, porque o "Almiran te" se protegia com os serviços, no ataque, de Santo Cristo, que foi "santo" mais forte do que o  que pintou pela frente. Ele abaixou a crista do “São Cricri”, juntamente com Jair Rosa Pinto e Lelé, que eram treinados por Ernesto Santos. Naquele santo domingo, em São Januário, os demolidores foram: Barbosa, Augusto e Sampaio; Ely, Danilo e Jorge; Santo Cristo, Lelé, Dimas Jair e Chico.


                                                   2 DE SETEMBRO

Os 2 de  setembro trazem três encontros com o América-RJ e dois com o Fluminense. Nesses cinco clássicos a turma do "Almirante" manteve a tradição de vencer, ou, no mínimo, não sair de campo atrás no marcador.  Teve, também,  um outro tricolor pegado no laço, bem como  time escanteado por goleada. do . Anote:

VASCO 5 X 2 CANTO DO RIO, pelo Campeonato Carioca-1943,  não foi mais do que um cumprimento de obrigação, pois o jogo rolou em casa. Ademir Menezes (2), Isaías, Djalma e Figliola "assinaram o ponto".

VASCO 3 X 1 FLUMINENSE teve mais valor por ter sido nas Laranjeiras, a casa do adversário.  Clássico do Campeonato Carioca-1945, teve Chico, Djalma e Ademir Menezes, todos no primeiro tempo, como os "executores". José Pereira Peixoto apitou a pugna que foi  dominical. Durante aquela temporada, o “Expresso da Vitória” não teve adversários. Tornou-se campeão estadual invicto, com 13 vitórias e cinco empates. Ondino Viera pilotava a máquina e os passageiros do dia foram: Rodrigues, Augusto e Rafanelli; Berascochea, Ely do Amparo e Argemiro; Djalma, Ademir Menezes, Isaías, Jair Rosa Pinto e Chico Aramburo. DETALHE-1: o outro  duelo entre vascaínos e tricolores nos 2 de setembro foi em 2007 e terminou no 0 x 0.

VASCO 3 X 1 AMÉRICA-RJ fez parte da campanha que levou a rapaziada ao título do, pelo Campeonato Carioca-1956. Jogado em um domingo, no Maracanã, foi apitado por Alberto da Gama Malcher. Sabará, que vestiu a jaqueta cruzmaltina por 576 vezes,  abriu o placar, aos.... do primeiro tempo, enquanto Valter Marciano e e Vavá completaram o serviço na etapa final. Naquela temporada, a "Turma da Colina " era treinada por Martim Francisco, que escalou: Carlos Alberto Cavalheiro, Paulinho de Almeida, Bellini e Coronel; Laerte e Orlando; Sabará, Livinho, Vavá, Valter e Pinga. a turma do "Almirante" encarou o "Diabo" em mais duas oportunidades nos 2 de setembro, vencendo, ´por 2 x 1, em 1962, e ficando no 0 x 0, em 1979.  


VASCO 2 X 1 AMÉRICA-RJ foi mais um "Clássico da Paz" pelo Estadual, este o de 1962. Também dominical, foi preliado em São Januário, com gols do gaúcho Saulzinho e do pernambucano Vevé. O treinador era Jorge Vieira e o time teve:  Humberto Torgado; Paulinho de Almeida, Brito e Barbosinha; Nivaldo e Dario; Joãozinho, Vevé, Saulzinho, Lorico e Da Silva. 


VASCO 0 X 0 AMÉRICA-RJ, apitado por Wilson Carlos dos Santos, reuniu 26.081 pagantes, no  Maracanã. Oto Glória era o treinador deste time: Leão; Orlando ‘Lelé”, Gaúcho, Ivan e Marco Antônio; Dudu, Afrânio e Zandonaide (Serginho); Xaxá,  Roberto Dinamite e Lito.

VASCO 5 X 2 MADUREIRA está na tabela do segundo turno do Campeonato Estadual-1981. Marcado para São Januário, em uma quarta-feira, o "Tricolor Suburbano" penou, mesmo não sendo pássaro de plumagem. Roberto Dinamite (2), Wilsinho (2) e Amauri arrancaram-lhe o couro, diante de 4.314 testemunhas.
                                           TEMPOS DA SEGUNDONA CARIOCA

O Vasco tem jogo na data 2 de setembro, também, pelo Campeonato Carioca da Segunda Divisão-1917. Venceu o Clube de Regatas Boqueirão do Passeio, por 3 x 0, com gols marcados por Amyres (2) e Guerreiro. 

                                                 



Nenhum comentário:

Postar um comentário