Vasco

Vasco

terça-feira, 4 de setembro de 2012

HISTORI&LENDAS - VIRADEIROS DA COLINA

1 - O Almirante tem time de virada em qualquer parte do planeta. Na Espanha? Pois bem! pelas semifinais do Torneio Joan Gamper-1980, mandou 3 X 2 RIVER PLATE, em uma terça-feira, virando pra cima dos hermanos, pelo Torneio Joan Gamper-1980, no Camp Nou, da espanhola Barcelona. Paulo César (2) e Guina marcaram os gols vascaínos por esta disputa criada, pelo Barcelona, em 1966, para homenagear seu fundador, Hans Gamper, que tinha o apelido de Joan. Ele era suíço e fundara o Barça, em outubro de 1999. Antes, o Vasco da Gama havia participado do torneio de 1972.

2 - Pelo mesmo torneio de 1980, o Vasco da Gama disputou a sua única partida contra o inglês Ipswich Town. Em uma quarta-feira, também, no Camp Nou, mandou 2 x 0, com Amauri e Roberto Dinamite pimbando na rede. ra de cassa, com dois gols de Russinho, e Vasco 2 x 1 Palestra Itália (futura Sociedade Esportiva Palmeiras), amistosamente, em 1934, com gols marcados por Kuko e Navamuel, jogando em São Januário.  

3 - Sacode 6 x 2 Goiânia  valeu pelo Brasileirão-1977, na casa do adversário, na capital goianiense. Mais precisamente, no Estádio Serra Dourada. E de virada. Detalhe: o ex-vasaíno Bill foi o autor do gol de abertura do placar, para os anfitriões. O lateral-direito Orlando Lelé  igualou a conta, para Geraldo desigualá-la e  o Bilão voltar a deixaar tudo em cima do muro. No entanto, Roberto Dinamite, Wilsinho, Zandonaide e Helinho resolveram a parada, diante de 18.383 almas. Os perversões do placar foram: Mazaropi; Orlando, Abel, Geraldo e Marco Antônio; Zé Mário, Helinho e Dirceu Guimaraes (Guina); Wilsinho, Roberto e Paulinho (Zandonaide). Goiânia:Carlos Alberto; Cláudio (Maurinho), Lula, Dagoberto e Alberto; Natálioa, Gustavo e Saidney; Piorra (Rogério), Bill e Héber. 

    
4 -  Vasco da Gama 4 x 3 Palmeiras não foi contra o Verdão paulistano, mas diante do carioca Palmeiras Athlético Club, em um sábado, 5 de junho, pelo Campeonato Carioca da Segunda Divisão-1918, no campo da rua Prefeito Serzedello Correia, no Andaraí. O adversário, que não existe mais, surgira em 23 de março de 1911, tinha sede no bairro de São Cristóvão e as cores azul e preto. Suas glórias foram o título carioca da Terceira Divisão, em 1915; o tri de segundos quadros da Segunda Divisão, em 1917/18/19, e o caneco do Torneio Início de 1921.

Nenhum comentário:

Postar um comentário