Vasco

Vasco

domingo, 23 de setembro de 2012

CEUB EXCURSIONA À ÁFRICA E EUROPA

     Era a madrugada de 16 de junho de 1975, quando o time do Ceub desembarcou no aeroporto de Brasília, vindo de excursão à África e Europa, a primeira saída do exterior por uma equipe candanga. A galera foi recebida por torcedores, que consideraram bom o giro, constante de sete vitórias, sete escorregadas e dois empates – marcou 20 e levou 19 gols.

 O Ceub começou o seu périplo, sem muito sucesso, pelo Marrocos, onde só venceu uma partida (3 x 0) e perdeu três (1 x 2 Marrocos B; 0 x 1 e 0 x 1 Raja). Mas recuperu-se na Argélia, vencendo dois jogos (2 x 1 e 4 x 1) contra o vice-campeão local, o El Chabab. Venceu, também, a seleção de Argel (capital do país), que havia batido o Botafogo carioca e a italiana Juventus.

A terceira etapa do giro foi na França, onde voltou a escorregar, tendo pela frente Troyes (0 x 3), Reims (0 x 2) e Strasbourg (0 x 2). Nesta partida, Ivanir foi aplaudidíssimo, por ter driblado três zagueiros e o goleiro, mesmo tendo perdido o gol. Sobraram aplausos, também, para o meio-campista Toninho (ex-juvenil do Flamengo), por ter acertado a trave, chutando do meio do campo, em lance parecido com Pelé versus o goleiro tcheco Viktor, durante a Copa do Mundo-1970, no México, só que neste o chute do “Rei do Futebol” saiu à esquerda do arqueiro.

                    FOTO REPRODUZIDA DO DIÁRIO DE BRASÍLIA

O cabeludo lateral-esquerdo Nenê foi recebido pelos familiares.

Próxima parada, a antiga Iugoslávia, com duas quedas (0 x 2 e 0 x 3 Olimpija Ljubliana ) e um emapte (1 x 1) com o Combinado de Brdsko, que tinha quatro atletas da seleção iugoslava que, dois dias antes, havia goleado a Holanda, em Belgrado, a então capital iug. A seguir, o time ceubense visitou a Espanha, para conquistar três vitórias: 2 x 1 Betis (invicto há 19 prélios em seu estádio); 2 x 0 La Coruña e 2 x 0 Tenerife.  

O atacante Ivanir (emprestado pelo Flamengo) foi o maior destaque do time, seguido pelo goleiro Pulo Victor (celebrara 18 de idade durante o giro), os apoiadores Toninho e Alencar, e o meia Péricles, este com 20 velinhas apagadas - outros dois “garotos ” levados pelo Ceub foram o lateral-esquerdo Nenê, de 18, e Moreirinha, de 17. Completaram o grupo: o goleiro Déo; lateral Fernandinho; os zagueiros Emerson Braga, Pedro Pradera e Claudio Oliveira e Márcio; o apoiadores Renê e os atacantes Julinho Rodrigues, Marco Antônio, Xisté, Humberto Banga e Gilbertinho, além do treinador João Avelino e do massagista Anísio Cabral de Lima

Para se reencontrar com a sua torcida, o Ceub marcou amistoso, no velho estádio Mané Garrincha, com o Botafogo (havia conquistado  segundo turno do Campeonato Carioca), abrindo série de jogos preparativos para a sua terceira e última participação no Campeonto Brasileiro - levou 0 x 3, em 21 de junho. E, para fazer este giro, entre primeiro de maio e 13 de junho, não recebeu cota por partida, mas Cr$ 90 mil cruzeiros (moeda da época), ficando o empresário Elias Zacour responsável por transportes, hotel, alimentação, salários e diárias dos jogadores. 

    

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário