Vasco

Vasco

terça-feira, 23 de outubro de 2012

CALENDÁRIO DA COLINA - 23, 24 E 25 DE OUTUBRO

                                                   
                                                               
                                                23 DE OUTUBRO
Pequenos, médios e grandes. O "Almirante" não livrou a cara de nenhum representantes destas galera que pingaram pela frente. Afogou a rapaziada pelo Nordeste, o Sul e o Sudeste e o Centro-Oeste. Um terror nos 23 de outubro. Tore as provas:

VASCO 3 X 0 BONSUCESSO foi um pega em que, naquele sábado, os rubro-anis pareceram entrar no Estádio Estrela do Norte enfeitiçado. Sós Feitiço, que nem jogou por toda a partida, mandou três bolas no filó. Lindo!  Principalmente, para Lindo e Alfredo I, que completaram o estoque. O jogo valeu pelo Campeonato Carioca-1937, o treinador cruzmaltino era o uruguaio Carlos Scarone e o time "matou a pau"  por conta de: Joel, Poroto, Calocero, Zarzur, Alfredo I, Oscarino, Zé Luís, Lindo, Mamede, Feitiço (Gabardinho) e Luna.

VASCO 4 X 0 CANTO DO RIO, do Estadual-1949, foi um completo desrespeito ao dono da casa, o  Estádio Caio Martins, em Niterói. Ademir Menezes (3) e  Heleno de Freitas foram os mais desatenciosos com os anfitriões. Flávio Cosa era o treinador daquela rapaziada inadjetivável: Barbosa, Augusto e Laerte; Ely Danilo e Alfredo; Maneca, Heleno Ademir Menezes, Ipojucan e Mário. Também, pudera! Naquele campeonato, o "Almirante" foi o campeão, invicto, vencendo 18 vezes e empatando duas, marcando 60 gols e ficando com um inimaginável saldo de 60 tentos, dos quais 31 foram do Ademir “Queixada”. Não dava para anfitrião nenhum encarar.

VASCO 5 X 2 INTERNACIONAL-RS entra no caderninho cruzmaltino como a maior goleada dos 23 de outubro. Valeu pelo Campeonato Brasileiro-1994. Afinal, Bonsucesso e Canto do Rio sempre foram considerados “pequenos”, enquanto o Colorado jamais deixou de ser um dos “grande” do futebol brasileiro. O balaiadão aconteceu em um domingo, no Maracanã, pelo primeiro turno da segunda fase da disputa,  testemunhada por 3.313 pagantes. O jogo foi apitado por Valdomiro Mathias Silva Filho-PE teve gols de Preto aos 7 e aos 43, e de Valdir ‘Bigode’, aos 34 minutos do primeiro tempo. No segundo, Gian, aos 7, e de Alex, aos 21, foram os caras que compareceram às redes gaúchas.  Sebastião Lazaroni era o treinador desta patota: Carlos Germano (foto); Pimentel, Alex Pinho (Tinho), Alexandre Torres (Cláudio Gomes) e Bruno Carvalho; Vianna, Preto, Gian e Yan; Valdir e Pedro Renato.

VASCO 3 X 0 BRASÍLIA  faz parte de uma história. Seguinte: a moçada  já venceu dois times candangos nos 23 de outubro, o citado acima e o Sobradinho, do qual você lerá abaixo. Diante do primeiro, o "Almirante", pela primeira recebendo os candangos em São Januário, não lhes deu chances. Liquidou a fatura no primeiro tempo, com gols do pernambucano  Ramon, aos 9 e aos 14 minutos, e de Roberto Dinamite, aos 27.  O time, dirigido por Orlando Fantoni, alinhou: Mazaropi; Orlando, Abel (Gaúcho), Geraldo e Marco Antônio; Zé Mário, Zanata e Dirceu; Wilsinho, Roberto Dinamite e Ramon (Paulinho). O Brasília, que era treinado por Ayrton Nogueira, teve: Déo; Edevaldo, Jonas, Luís Carlos e Geraldo Galvão; Wel, Moreirinha e Banana; Julinho, Ney (Edmar) e Bira. O árbitro foi José de Assis Aragão (SP), o público de 9.956 pagantes e a renda de Cr$ 328.500,00.

VASCO 3 X 1 SOBRADINHO, do Brasileirão-1986, rolou em uma noite de quinta-feira no antigo Estádio Mané Garrincha. Naquela rodada, Romário marcou um gol de placa. Aos 33 minutos do segundo tempo, driblou três adversários e o goleiro Bocaiuva. Assistido por 22.076 pagantes, o jogo rendeu Cz$ 664 mil e 700 cruzados, a moeda da época. Os vascaínos abriram o placar, aos 5 minutos, com Roberto Dinamite batendo falta, da entrada da área. Bola no canto esquerdo do goleiro. Pena que, 14 minutos depois ele tivesse que ser substituído. Então, o time caiu de produção, o Sobradinho cresceu. Tanto que, aos 35 minutos, Filó, também de falta, empatou: 1 x 1. No etapa final, o Vasco dominou, totalmente. Aos 5 minutos, o zagueirão Juninho colocou 2 x 1 na conta, de cabeça, escorando escanteio da direita. Ulisses Tavares-SC apitou e o "Almirante" degolo o "Leãoo da Serra" com: Acácio; Paulo Roberto, Juninho, Donato e Pedrinho; Josenilton, Gersinho e Geovani; Mazinho, Roberto Dinamite (Mauricinho) e Romário. Técnico: Joel Santana. O Sobradinho era: Bocaiuva; Carlão, Tobias, Rildo e Lourenço; Chiquinho, Filó e Wellington: Régis, Toni e Michael (Jamil). Técnico: Pedro Pradera. 

VASCO 2 X 0 BAHIA, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro-2011, mostrou aos baianos o que é que o "Almirante" tinha. Com o resultado, os cruzmaltinos atingiram 57 pontos, passando o Corinthians na liderança da competição na qual terminariam vice-campeões, prejudicados por muitas arbitragens. Felipe marcou o primeiro  gol, aos 23 minutos, após tabelar com Diego Souza. Acertou um belo chute: 1 x 0. O gol empolgou ainda mais a equipe vascaína, que seguiu atacando e levando perigo. Mas a etapa inicial ficou por ali. Só ao final do segundo tempo vitória foi confirmada, com um gol de Diego Souza. Os vencedores: Fernando Prass, Fagner, Dedé, Douglas e Felipe (Bernardo); Jumar, Eduardo Costa (Nilton), Romulo e Allan; Diego Souza e Éder Luís.

VASCO 3 X 0 AMÉRICA-RJ foi um "Clássico da Paz" de uma época de entressafra na Colina. O "Almirante" havia tirado o "Expresso da Vitória " dos trilhos, há três temporadas, e montavam uma nova máquina, que mandaria fogo na concorrência durante o campeonato  seguinte. A pancada nos americanos está escrito na história do Campeonato Carioca-1955,  ocorrida no Maracanã, sob apito de Charles Williams. Pinga (2) e Valter Marciano acionaram as redes, para este time treinado por Flávio Costa comemorar: Hélio, Paulinho de Almeida e Haroldo; Laerte, Orlando e Beto; Sabará, Valter, Vavá, Pinga e Parodi. 

VASCO 3 x 2 ATLÉTICO-PR remete aos tempos do Robertão, o Torneio Roberto Gomes Pedrosa, que foi um dos embrião do atual Brasileirão. A vitória foi na casa do adversário, o Estádio Durival de Brito, em Curitiba, onde cerca de 7.400 desportistas escutaram o trilo do apito de Armando Marques e pagaram  NCr$ 38 mil,736 novos cruzeiros para ouví-lo.  Nei Oliveira, aos 15; Walfrido, aos 70 , e  Adílson Albuquerque, aos 85 minutos, fizeram o serviço em cima do "Furacão", que tinha os campeões mundiais-1958 Djalma Santos e Bellini, além do ex-vascaíno Madueira, que marcou um gol para os paranaenses. Paulinho de Almeida, o ex-lateral-direito e então treinador, escalou a sua rapaziadas assim: Pedro Paulo, Ferreira, Brito, Fernando, Eberval, Alcir, Buglê (Benetti), Nado, Nei (Adílson), Valfrido e Silvinho.

Mais "Vascodata" 23 de outubro:  Vasco 0 x 0 Fluminense, em 1989, e Vasco 1 x 1 Fortaleza, em 2013.
                                                               24 DE OUTUBRO

O Vasco já enfrentou o seu maior rival, o Flamengo, em quatro ocasiões, na data 24 de outubro. Venceu duas e empatou uma. Progresso, na Série B, e Bangu, na Primeira Divisão, foram outros times cariocas que sentiram o peso do bico das chuteiras cruzmaltinas nesta data. Do exterior, o América do México foi o vencido. Neste jogo, Romário era técnico, "inventado" pelo presidente Eurico Miranda. O "Baixinho" aproveitou o poder e escalou-se como atacante. Vamos atrás dessas histórias:

VASCO 3 X 1 PROGRESSO foi dos tempos da rapaziada no Campeonato Carioca da Segunda Divisão-1920, quando o "Almirante" não tinha estádio. Medina, Aristides Esquerdinha e Carlos Cruz chegaram às redes. 

VASCO 4 X 1 FLUMINENSE, pelo Torneio Extra-1934, em São Januário, apresentou Nena (2) e Lamanna (2) dividindo as comemorações com a galera.  Esta competição foi disputada de forma desordenada. Jogou-se em 1934 e em 1938 e abandonou-se até 1940. No na seguinte, retomou-se as disputas, novamente deixadas de lado até 1951. Tiveram novas edições, em 1952 e em 1958, e mais uma parada e retorno, em 1973 e em 1990. Nestas duas últimas, o Vasco foi bi, levando, respectivamente, as Taças Erasmo Martins Pedro Adolpho Bloch. Antes, fora vice, em 1938, e em 1941, neste ano empatado com América, Flamengo e São Cristóvão.   

VASCO 3 x 2 FLAMENGO era domingo e a cena rolava no estádio da Gávea, a casa dos rubro-negros. O anfitrião esperava pela "Turma da Colina", para uma refrega válida pelo Campeonato Carioca-1948. Antes não tivesse esperado, pois a patota do treinador Flávio Costa não perdeu a viagem. Sapecou 3 x 2, com gols de Chico, Dimas e Ademir Menezes. Time matador de "Urubu": Barbosa, Augusto e Wilson; Ely, Danilo e ..; Maneca, Ismael, Ademir, Dimas e Chico. 

VASCO 1 X 0 OLARIA  – Com este feito do primeiro turno do Campeonato Carioca-1954, a "Turma da Colina" aumentou, para cinco, a sua sequência invicta diante do time da Rua Bariri, pela competição estadual. Até ali, estravam registrados 24 encontros, com 20 triunfos cruzmaltinos – 78 gols pró e 22 sofridos –, três empate e apenas uma queda. O placar acima foi marcado em São Januário, com o atacante Pinga fazendo a rede balançar.

VASCO 1 X 0 MIXTO-MT  - Roberto Dinamite, aos 39 minutos da partida disputada em um domingo, em São Januário, marcou o gol solitário que valeu pela segunda fase do Campeonato Brasileiro-1976. Foi vitória importante porque a rapaziada igualou a estatística, já que no único pega entre ambos os mato-grossenses haviam levado a melhor. O treinador Paulo Emílio Frossard ganhou aquela contando com: Mazaropi, Toninho, Argeu, Abel Braga, Marco Antônio,  Zé Mário, Galdino, Luís "Fumanchu", Dé (Marcelo), Roberto Dinamite  e Luís Carlos Lemos. DETALHE: o xerifão Abel Braga foi expulso de campo.   

VASCO 2 X 1 GOIÁS, pela Copa João Havelange-2000 (substituiu o Campeonato Brasileiro, devido brigas políticas), fez o torcedor cruzmaltino sair de São Januário caçoando. Dizia que uma "dupla caipira" (Juninho Pernambucano e Juninho Paulista) fizera um forrobodó (nas redes) goianas, naquela quarta-feira à noite. Com o sucesso, a moçada subira, para quatro, a série invicta sobre o visitante, por Brasileirões unificados. Fora mais uma vitória de virada, com os Juninhos mudando a história, respectiva e gentilicamente, aos 37 e 64 minutos. Oswaldo de Oliveira era o treinador que escalou: Helton, Clebson, Júnior Baiano, Odvan, Jorginho Amorim (Jorginho Paulista), Henrique (Valkmar), Paulo Miranda, Juninho Pernambucano, Juninho Paulista, Viola (Pedrinho) e Romário.  

VASCO 1 X 0 FLAMENGO -  A rapaziada repetiu vitória pela 14ª rodada do segundo turno do Campeonato Brasileiro-2004, em um outro domingo, mas no Maracanã. O gol  foi marcado por Marco Brito, aos 20 minutos do segundo tempo. Vágner Tardelli apitou, Joel Santana era o treinador vascaíno e seu time alinhou: Cássio; Thiago Maciel (Claudemir), Fabiano, Henrique e Émerson; Ygor, Coutinho, Chiquinho (Diego), Petkovic e Róbson Luis; Ânderson (Marco Brito).

VASCO 2 X 1 BAHIA - Tinha o "Almirante" fazendo um passeiozinho pelo Brasileirão Série-B-2009.  Jogando no Maracanã, o lateral-direito Fagner, aos 37 minutos da etapa inicial,  fez o primeiro tento da rapaziada, ficando o segundo, aos 35 da fase final,  por conta do atacante Elton, que é baiano, mas não perdoou os conterrâneos. Daquela vez, quem teve fôlego para assoprar o apito, diante de 49.990 pagantes e 52.631 presentes, foi o paranaense Heber Roberto Lopes. O treinador Dorival Júnior escalou: Fernando Prass; Fagner, Vílson, Titi e Ernani: Nilton, Souza (Amaral), Allan e Fumaglli (Adriano)(Dedé); Alex Teixeira  e Elton.   

VASCO 1 X 0 AMÉRICA-MEX - No  jogo internacional dos "24 do 10", em noite de uma quarta-feira, em São Januário, pela Copa Sul-Americana-2007, a vitória cruzmaltina foi selada com gol de Leandro Amaral, aos 10 minutos do primeiro tempo. O jogo teve 1.312 pagantes, renda de R$ 13.190,00, apito do paraguaio Carlos Amarilla e esta escalação vascaíno: Cássio; Wágner Diniz, Luizão, Jorge Luiz e Rubens Júnior (Enílton); Amaral, Perdigão, Darío Conca e Leandro Bonfim (Marcelinho); Alan Kardec, Leandro Amaral e Romário.

VASCO 1 X 1 FLAMENGO  - No terceiro "Clássico dos Milhões" dos 24 de outubro, nem um e nem outro fez a festa. Valeu pela 31ª rodada do Brasileirão-2010, também em um domingo, mas no Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão. Pintaram 21.519 pagantes, a renda atingiu R$ 575.820,00 e o apito foi de Gutemberg de Paula Fonseca-RJ. Cesinha mandou a bola vascaína na rede flamenguista, Paulo César Gusmão era o treinador cruzmaltino e o time teve: Fernando Prass; Fagner, Cesinha, Dedé, Diogo e, Rafael Carioca; Rômulo, Felipe (Fellipe Bastos), Zé Roberto (Jadson Vieira), Eder Luis, Nunes (Renato Augusto).


                                                       25 DE OUTUBRO
Nos 25 de outubro, o "Almirante" visitou um zoológico futebolístico. E matou a "Cobra Coral", atiro o pau no "Leão da Ilha", mordeu a "Raposa" e torceu o pescoço do "Urubu", com as asas tingidas de rubro-anil. Isso tudo sem ajuda de nenhum “Santo”.  Vamos traçar melhor esta história, pelo placar. Traçando a história:

VASCO 3 X 2 BONSUCESSO - Faceta do segundo turno do Campeonato Carioca-1958 (que teve caneco na Colina), com bola rolando no Maracanã. Eunápio de Queirós apitou e Delém (2) e Rubens marcaram para o treinador Gradim comemorar. Barbosa, Paulinho de Almeida e Viana; Orlando, Laerte e Écio; Sabará, Delém, Rubens e Pinga foi a formação do dia. DETALHE: Écio marcou um gol contra para os rubro-anis.
 
Saulzinho (C) aprontando
VASCO 3 x 0 SANTA CRUZ, em 1970, foi em um domingo de um tremendo Recife ensolarado, pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa, o embrião do atual Campeonato Brasileiro. Os meias Ademir e Benetti, e o centroavante Dé "Aranha" sacudiram o barbante do time que a torcida chama de "Cobra Coral", por sinal, bem lembrado pela forma de sua camisa tricolor - branco, preto e vermelho.

VASCO 4 x 2 SÃO CRISTÓVÃO rolou em um domingo, em São Januário, pelo Campeonato Carioca-1964. Rendeu Cr$ 1 milhão, 824 mil e 600 cruzeiros, foi apitado por José Monteiro  e teve a rapaziada resolvendo tudo logo no primeiro tempo: Zezinho, aos 3; Saulzinho, aos 22 e aos 27, e de Mário ‘Tilico”, aos 42 minutos não estavam para brincadeira. Ely do Amparo era o treinador e o time dele foi: Miltão; Joel Felício, Caxias, Fontana e Barbosinha; Maranhão e Lorico; Mário, Célio, Saulzinho (foto/C à esquerda) e Zezinho.

VASCO 1 X 0 CRUZEIRO, na noite de uma quarta-feira, no Maracanã, teve Tostão enfrentando o seu antigo clube, pelo Campeonato Brasileiro-1972. Josaé Favilli Neto-SP apitou ante  17.249 pagantes. Luis "Fumanchu" marcou o gol comemorado por esta rapaziada: Andrada; Fidélis,  Joel Santana, Renê e Alfinete; Alcir,  Buglê e Tostão; Jorginho Carvoeiro, Silva e  Marco Antônio (Luis "Fumanchu").

VASCO 1 X 0 AMÉRICA-RJ, com gol marcado pelo apoiador Dudu "Coelhão",  aos 35 minutos do primeiro tempo, foi um "Clássico da Paz" do Estadual-1981. Disputado no Maracanã, teve apito de  Aldemir Vieira Matos-MG e público de 12.570 pagantes. Dirigido por Antônio Lopes, o time crumaltino mandou ver com: Mazaropí; Rosemiro, Serginho, Chagas e João Luís; Ricardo, Dudu e Amauri; Wilsinho (Ticão), Roberto Dinamite e Silvinho (Zé Luís).

VASCO 1 X O SPORT-PE ja valeu pelo Brasileirão-1989, em uma quarta-feira, na Ilha do Retiro, também em Recife, com público e 25.485 pagantes e renda de Cr$ 310 mil, 035 cruzeiros. Carlos Sérgio Rosa Martins-RS apitou e o ponteiro Tato, também gaúcho, fez o gol do jogo, aos 42 minutos do segundo tempo. Nelsinho Rosa era o técnico vascaíno que amansou o leonino rubro-negro pernambucano com serviços de: Acácio; Luis Carlos Winck, Leonardo, Mauro Aurélio e Mazinho; Andrade, Zé do Carmo e Bismarck; William (Vivinho), Bebeto e Tato (Cássio). 

VASCO 2 X 1 CAMPO GRANDE, pela Taça Guanabara-1995, rolou em uma quarta-feira, com Richardson e Pedro Renato comparecendo ao filó. Carlos Alberto Zanatta, meia do time campeão brasileiro-1974, estava comandando esta rapaziada: Márcio; Leonardo Siqueira, Jeferson, Cristiano, Geovane (Genilson), Pedro Renato (Igor), Fausto, Valkmar, Richardson (Coby Jones), Yan e Robinho. (Coby Jones)

A "Vascodata" 25 de outubro teve, em 1953, Vasco 3 x 3 Flamengo, e, em 2014, Vasco 1 x 1 Ponte Preta. (Foto de Saulzinho cedida por ele). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário