Vasco

Vasco

terça-feira, 30 de outubro de 2012

HISTÓRIAS DO KIKE - PRIMEIRO GOL DO CEUB NO BRASILEIRO FORA DE BRASÍLIA

                No dia 29 de agosto de 2023, certamente, o antigo torcedor do Ceub Esporte Clube vai comemorar meio-século da primeira bola mandada na rede pelo seu time, fora do Distrito Federal,  em jogos do  Campeonato Brasileiro - inicialmente, chamado por Nacional. Rolou no Estádio Belfort Duarte, em Curitiba, onde a rapaziada levou 1 x 2 Coritiba, em noite de quarta-feira, com Péricles, então com 18 de idade, sendo o autor do tento historicísssimo.

O Ceub hvia sido inluído no Brasileirão sem estar disputando nenhuma competição regional oficial, prache dos demais clubes. Fora uma “bondade” do presidente da então Confederação Brasileira de Desportos-CBD João Havalange, que, segundo diziam, pra puxar o saco do regime militar dos generais-presidentes e o torcedor brasiliense não pensar/falar em política nas barbas do poder.

                            Foto do álbum da carreira de Péricles

O Brasileirão-1973 teve mais 39 times além do Ceub, ou 15 a mais do que na disputa anterior. Dizia-se: “Onde a ARENA-Aliança Renovadora Nacional (partido político de sustentação ao Governo), vai mal, coloca-se um time no Nacional”. Na primeira fase, com equipes separadas em dois grupos de 20, a Acadêmica da Asa Norte, como tentou-se apelidar o Ceub, ficado no Grupo A, junto com América-MG, América-RJ, Bahia, Botafogo, Corinthians, Coritiba, CRB-AL, Cruzeiro-MG, Figueirense-SC, Fluminense, Fortaleza-CE, Guarani de Campinas-SP, Internacional-RS, Moto Club-MA, Nacional-AM, Paysandu-PA, São Paulo-SP, Sport Recife-PE e Tiradentes-PI. Ao final do certame, colocou-se em 33º lugar, somando 22 pontos, em 28 compromissos, que renderam oito vitórias, seis empates e 14 escorregadas. 

 Naquele Ceub, a política do presidente Adílson Peres era contratar jogadores em final de carreira, como Oldair Barchi (ex-Fluminense Vasco da Gama, Atlético-MG e Seleção Brasileira); Rildo (ex-Botafogo, Santos e Seleção Brasileira); Cláudio Garcia (ex-Fluminense); Paulo Lumumba (ex-Flamengo) e Dario Paracatu (ex-Palmeiras), entre outros na curva decendente, mas que davam um trabalho danado aos adversários.   

A estreia ceubense (25.08.1973) havia sido auspiciosa, empatando com o muito mais forte Botafogo, no superlotado (já demolido) Pelezão, por 0 x 0. No prélio seguinte, o time entrou em campo animado, mas o “Coxa Branca” (apelido do Coritiba) era mais experiente e tirou proveito da situação jogo em casa. Abriu o placar, aos 46 minutos, por intermédio de Dreyer, mas o Ceub não desdasnimou e chegou ao empate, três minutos depois, com o meia Péricles batendo na rede. O jogo seguiu duro, muito disputado, com o alviverde paranaense só conseguido a  vitória a quatro minutos do final da contenda, por conta do zagueiro Cláudio Marques.

Péricles, que tinha o apelido de Pezão, relembra do lance do seu gol:Saiu de uma jogada que treinávamos muito. Um dos ponteiros cruzava a bola para a área, a procura de Cláudio Garcia, que cabeceava forte e ajeitava o lance para quem vinha de trás, como eu e como rolou naquela noite, em Curitiba. Só não me lembro mais qual ponteiros fez o cruzamento”, conta ele, acrescentando ter participado de “foi jogo duro, bem disputado e com o forte frio daquela noite incomodando muito”. Também, elogiou o  anfitrião, “que que  tinha time forte” – realmente, pois a moçada  treinada por Elba de Pádua Lima, o Tim, terminou o Brasileiro em oitavo lugar, com Jairo; Orlando Lelé, Oberdan, Cláudio Marques e Nilo; Hidalgo, Dreyer e Sérgio Roberto (Kruger); Leocádio, Zé Roberto e Aladim tendo sido a rapaziada que venceu o Ceub.

Contra Figueirense, meia  Péricles somou três gols em três jogos

Além do primeiro gol ceubense fora de Brasília, o meia Péricles marcou, também, os dois primeiros tentos em casa, no dia 31 do mesmo agosto de 1973, em Ceub 2 x 1 Figuerirense-SC (foto), primeira vitória da rapaziada no Brasileirão, rolada no Pelezão. Depois do Ceub, que começou a defender aos 18, lançado pelo treinador João Avelino, o meio-campista Péricles - saído do Piloto, que disputava o campeonato amador do DF, passou por Goiânia-GO; Mixto-MT; Brasília; Gama; Guarani de Campinas-SP; Uberlândia-MG (duas vezes); Grêmio Maringá-PR; Atlético-MG; Passos-MG e Taguatinga. Durante a partida contra o Coritiba, o  Ceub alinhou: Rogério; Oldair Barchi, Paulo Lumumba, Emeron Braga e Rildo; Jair, Péricles e Cláudio Garcia; Valmir (Renê), Dario Paracatu e Xisté.         

Nenhum comentário:

Postar um comentário