Vasco

Vasco

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

CALENDÁRIO - 3, 4 E 5 DE DEZEMBRO

     3 DE DEZEMBRO
Duas vitórias sobre o maior rival, uma delas coma golada, são motivos de satisfação para a galera vascaína. Mas um outro "grande" também caiu. Confira:  

VASCO 3 X 2 FLAMENGO -  Este "Clássico dos Milhões" foi no capixaba Estádio Engenheiro Araripe. Diante de 15.902 pagantes,  foi em uma sexta-feira, pelo Torneio Quadrangular de Vitória-1976, no Espírito Santo. E  foi vitória de virada. Orlando ‘Lelé” empatou, aos 42 minutos do primeiro tempo; o rival voltou a passar na frente; Luís Carlos tornou a empatar, aos 75, e o xerifão Abel Braga fez a volta no placar, aos 89 minutos. Aquele foi o sexto duelo entre os dois rivais fora do Rio de Janeiro. Nos anteriores, os cruzmaltinos haviam empatado um - - Torneio Gilberto Alves, em 31.01.1965, por 0 x 0, no Estádio Pedro Ludovico, em Goiânia-GO – e vencido dois amistosos -  em 31.03.1966, 2 x 1, e em 10.05.1967, ambos no já demolido Estádio Nacional de Brasília-DF.

VASCO 4 X 1 FLAMENGO - Noite animal! No mínimo, é como se pode classificar a da quarta-feira 3 de dezembro de 1997, no Maracanã, quando Edmundo compareceu ao barbante por três vezes – aos 16 do primeiro tempo, e aos 10 e aos 42 do segundo –, atingindo 29 bolas nas redes em um mesmo Campeonato Brasileiro. Estava quebrado um recorde, de 28 anos – na goleada sobre o "Urubu", Maricá fez mais um, aos 45 minutos da etapa final. Aquele “Clássico dos Milhões” valeu pela segunda fase do Brasileirão, foi apitado por  Paulo César de Oliveira-SP e teve a rapaziada escalada assim pelo técnico Antônio Lopes: Carlos Germano; Filipe Alvim (Maricá), Alex Pinho, Mauro Galvão e César Prates; Nélson, Nasa, Juninho Pernambucano e Ramon; Edmundo e Evair (Fabrício Eduardo).

VASCO 3 X 1 PARANÁ -  Este jogo foi pelas quartas-de-final do Campeonato Brasileiro-2000, jogado em São Januário e apitado por Carlos Eugênio Simon-RS. Juninho Paulista abriu a conta, aos  23 minutos do primeiro tempo; Romário, aos 5, e aos 38 da etapa final, fechou o prejuízo do tricolor paranaense. Oswaldo de Oliveira era o treinador vascaíno e mandou a campo: Helton; Clebson, Odvan, Mauro Galvão e Jorginho Paulista; Jorginho Amorim (Luisinho), Paulo Miranda, Juninho Pernambucano e Juninho Paulista; Euller e Romário.


VASCO 1 X 0 CORINTHIANS -  Segunda fase do Brasileirão-1989, no paulistano estádio do Morumbi, em um domingo, com gol de Sorato. Com aquela vitória, os vascaínos atingiam 13 jogos de invencibilidade ante os corintianos, pelo Brasileiro unificado, a partir da Taça Brasil-1959. Até ali, pelo Brasileiro, haviam sido seis vitórias para cada lado e 10 empates, mas com o "Almirante" marcando mais gols (26 x 22). Naquele pega, o treinador Nelsinho Rosa escalou: Carlos Germano; Luís Carlos Winck, Marco Aurélio, Quiñónez e  Mazinho; Zé do Carmo, Boiadeiro, Tita (William) e Bebeto; Sorato e Tato.  

Acrescentar à VASCODATA 3 de dezembro: Vasco 0 x 0 Combinado Rio Norte, em 1928; Vasco 2 x 2 Santos, em 1933; Vasco 0 x 0 Corinthians, em 1988; Vasco 0 x 0 Figueirense, em 2006; Vasco 1 x 1 Flamengo, em 2011


 Desenho reproduzido de http://www.oleole.com.br Agradecimento.

Nascido no 3 de dezembro - de 1920, no Rio de Janeiro. Danilo Alvim, vascaíno entre
2




 
                         4 DE DEZEMBRO
Data repleta de grandes resultados, com cariocas, paraenses, mineiros e paranaenses entrando no chicote. Dia, também, de quebrar barreiras ideológicas e de marcar gols rápidos. Saiba como: 
VASCO 1 X 0 FLUMINENSE -  Rolou em 1927, com gol marcado por Rainha, neste que foi o jogo 289 da história cruzmaltina. . 
 VASCO 3 X 2 BOTAFOGO - Segundo turno do Campeonato Caricoa-1937,
VASCO 5 X 2 OLARIA - . Valeu pelo segundo turno do Campeonato Carioca-1949,
VASCO 2 X 0 CANTO DO RIO -  Segundo turno do Campeonato Carioca-1955
VASCO 1 X 1 DÍNAMO MOSCOU - Em 4 de dezembro de 1957, o planeta vivia a era da “guerra fria”, o chamado período em que as duas maiores potências terrestres, Estados Unidos e União Soviética, disputavam a corrida pela supremacia militar e tecnológica. Os primeiros lideravam as Américas e a Europa Ocidental, enquanto o outro estendia a sua ideologia ao que restava do continente europeu.

O capitão cruzmaltino Bellini (D) era um cavalheiro
O Brasil aderiu ao bloco dos amigos do “Tio Sam”. Por conta do jogo duro da propaganda capitalista,  até jogador da Seleção Brasileira já tinha sido chamado a provar que não era comunista. Mesmo existindo um muro no meio do pensamento político de dois blocos ideológicos, os brasileiros mantinham boa relação com os amigos da CCCP (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) no campo da bola. Principalmente, o Club de Regatas Vasco da Gama, que disputara várias partidas contra soviéticos, poloneses, húngaros, iugoslavos.     

Écio ofereceu flores aos moscovitas
  Embora a bola rolasse legal com a  turma da “Cortina de Ferro”, só em 4 de dezembro de 1957 – 12 anos após o final da II Guerra Mundial que dividiu o mundo, ideologicamente –, um time soviético jogou no Maracanã: o Dínamo, de Moscou, amistosamente, com o Vasco da Gama.

ROLA A BOLA – A imprensa badalou muito o primeiro jogo de um time comunista no “Templo do Futebol”, como os locutores esportivos chamavam o “Maraca”. Mas o torcedor não saiu do estádio impressionado, em noite chuvosa. O Vasco encerrava a temporada carioca atrás dos seus maiores rivais – Botafogo, Fluminense e Flamengo – e não esteve em um dos seus melhores dias, enquanto o visitante trouxera um futebol prático, embora pouco técnico.
A equipe do treinador Yakusin não mostrou uma escola russa, mas estilo baseado no WM inglês, com três zagueiros e dois médios (volantes), rigidamente. Tecnicamente, os brasileiros eram superiores, mas o Dínamo apresentava velocidade, virilidade e preparo físico como grandes atributos, tornando-se difícil de ser batido.  Viera fazer um giro pelo continente sul-americano, a fim de conhecer o estilo das seleções regionais que disputariam a Copa do Mundo de 1958.
A "Sapoti" Ângela Maria rolou a "maricota"
 O  amistoso foi precedido de gentilezas, como oferta de flores, pelos vascaínos, e pontapé inicial a cargo da cantora brasileira mais famosa da ocasião, Ângela Maria.
 No primeiro tempo, o Vasco ficou muito paradão, em campo encharcado, que favorecia ao visitante. E o Dínamo esteve melhor, coletivamente. Aabriu a conta, depois de meia hora jogado, em lance pela esquerda. Rizhkin venceu Paulinho de Almeida e lançou Fedosov, na medida, para balançar o filó.

O Vasco empatou no início da segunda etapa. Almir Albuquerque foi lançado, sobre a linha da área, ganhou de três zagueiros e chutou forte, sem apelação.
  Alberto da Gama Malcher apitou a partida e o Vasco, do técnico Gradim, foi: Carlos Alberto Cavalheiro; Paulinho de Almeida, Bellini e Coronel; Écio (Laerte) e Orlando (Barbosa); Lierte (Waldemar), Almir, Wilson Moreira, Rubens e Roberto. O Dínamo teve: Yashin “Aranha Negra”, Kesarev, Kryzhevsky, Sokolov, Ketznetsov, Tzariov, Shopovalov, Mamykin, Baniov, Fedosov, Ryzhkin e Urin. (Fotos reproduzidas de O Cruzeiro e Gazeta Esportiva).

O "Aranha Negra" Yashin se vira para segurar a carga pesada do ataque cruzmaltino em noite de cancha pesada

VASCO 3 X 0 CAMPO GRANDE-RJ - Amistoso, em uma quinta-feira de 1969,
VASCO 3 X 2 REMO-PA - Jogo válido pelo Torneio Cidade de Salvador, em uma quinta-feira de 1975,
VASCO 1 X 0 REMO-PA - Vitória cravada em um domingo, São Januário, pelo Campeonato Brasileiro-1977.
VASCO 3 X 1 CRUZEIRO - Valeu por um torneio seletivo à Taça Libertadores-1999
VASCO 3 X 1 PARANÁ - Tarde de domingo, em São Januário
Acrescentar na VASCODATA 4 de dezembro:– Vasco 1 x 1 Fluminense, em 1954;  Vasco 1 x 1 Atlético-MG, em 1971; Vasco 1 x 1 Botafogo, em 1974;  Vasco 0 x 0 Rio Branco-ES,em 1976;  Vasco 0 x 0 Corinthians, em 1988.

                                                             5 DE DEZEMBRO
O 5 de dezembro tem sido dia de poucas vitórias cruzmaltinas. Por ser final de temporada, os times jogam menos nesta esta época do ano. No entanto, a data tem uma grande conquista, e em cima do maior rival. Confira:     

 VASCO 3 X 1 ANDARAHY -  Campeonato Carioca-1935, com partida jogada no estádio da Rua Figueira de Mello, apitada por Carlos Gomes Potengy. Os gols cruzmaltinos foram marcados por:Zarzur, Bethuel (contra) e Luna, naquele que foi o 19º encontro entre os dois times pelo Estadual e o 580 da história do "Almirante". O treinador era Harry Welfare, que contava naquele dia com gente como Poroto, Itália, Oscarino, Zarzur, Luís de Carvalho, Kuko e Luna. Ao final da temporada, a rapaziada terminou em segundo lugar, com 14 vitórias, 4 empates e 3 derrotas, somando 32 pontos, em 21 compromissos.
VASCO 2 X 0 FLUMINENSE - Campeonato Carioca-1948, em um domingo, com gols marcados por Chico e Ipojucan, no estádio das Laranjeiras, a casa tricolor. Com apito entregue ao Mister Devine, foi o 51º duelo entre os dois clubes, pelo Estadual. Na história vascaína, jogo 1.178. O time do dia armou par a luta: Barbosa, Auguto e Wilson; Ely, Danilo e Jorge; Friaça, Ipojucan, Dimas, Ismael e Chico.
VASCO 1 X 0 FLAMENGO - Um gol do baixinho Marquinho, de cabeça, aos três minutos do segundo tempo, após passar toda a etapa inicial sentado no banco dos reservas, deu ao  "Almirante" o título de campeão estadual 1982. Melhor ainda por ter sido conquistado em cima do maior rival, diante de 113.271 pagantes que foram ao Maracanã.  Foi uma tarde de glória para o técnico Antônio Lopes, que barrou cinco titulares (o goleiro Mazaropi, o lateral-direito Rosemiro, o zagueiro de área Nei, o volante Giovani  e o meia Elói), na última rodada do segundo turno, quando a rapaziada vencera este mesmo time rubro-negro, por 3 x 1, classificando-se para o triangular final, como somador do maior número de pontos – Acácio, Galvão, Ivan, Ernâni e Jérson foram os ocupanteds das posições mexidas. Para a imprensa carioca, as substituições feitas pelo “Delegado” foram fundamentais para o caneco parar na Colina. Por sinal, na estreia na fase decisiva do Estadual, o gol da vitória, por 1 x 0, sobre o América, fora marcado pelo “entrante” zagueiro Ivan, aos 15 minutos do primeiro tempo.
FÓRMULA - O Estadual-1982 teve 12 clubes em turno e returno. O América venceu a Taça Guanabara (primeiro) e o Flamengo a Taça Rio (segundo). Ao Vasco, então, restava a opção de somar mais pontos nas duas etapa. E foi o que deu. Na partida do título, apitada pro José Roberto Wright, o time campeão formou com: Acácio; Galvão, Celso Ivan e Pedrinho; Serginho, Ernâni e Dudu (Maquinho);  Pedrinho Gaúcho (Rosemiro), Roberto Dinamite e Jérson. Foi uma conquistas com 17 vitórias , em 25 jogos, marcando 42 gols, dos quais 15 foram de Roberto Dinamite.

CAMPANHA: 18.07.1982 – Vasco 2 x 0 Volta Redonda; 25.07 – Vasco 0 x 0 Madureira; 31.07 – Vasco 5 x 0 Portuguesa; 08.08 – Vasco  2 x 1 Fluminense; 15.08 – Vasco 1 x 2 Bangu; 18.08 – Vasco 1 x 0 Bonsucesso; 21.08 – Vasco 2 x 1 América; 28.08 – Vasco 3 x 1 Americano; 05.09 – Vasco 1 x 0 Botafogo; 12.09 – vasco 3 x 1 Campo Grande; 19.09 – Vasco 0 x 0 Flamengo; 23.09 (jogo extra do turno) – Vasco 0 x 1 Flamengo;  26.09 – Vasco 1 x 0 Madureira; 29.09 – Vasco 5 x 2 Americano; 12.19 – Vasco 2 x 1 Bangu; 17.10 – Vasco 3 x 2 Fluminense; 20.10 – Vasco 1 x 0 Bonsucesso; 24.10 - Vasco 0 x 2 América; 31.10 – Vasco 1 x 1 Campo Grande; 07.11 – Vasco 1 x 4 Botafogo; 10.11 – Vasco 1 x 1 Volta Redonda; 14.11 – Vasco 2 x 1 Portuguesa; 20.11 – Vasco 3 x 1 Flamengo; 28.11 – Vasco 1 x 0 América; 05.11 – Vasco 1 X 0 Flamengo. 
VASCO 2 X 0 CEARÁ - Campeonato Brasileiro-2010, com pega em um domingo em São Januário, assistido por  2.989 pagantes.  Wilson Luiz Seneme-SP apitou e os gols foram marcados por Dedé, aos 31 minutos do primeiro tempo, e Bruno Paulo, a um minto da etapa final. Paulo César Gusmão treinava o time vascaíno que bateu nos alvinegro cearense às custas de: Fernando Prass; Fagner, Dedé, Douglas e Ramon (Max); Jumar, Rômulo, Allan e Caíque (Fumagalli); Éder Luís e Bruno Paulo (Jhonatan). Foi o nono dos 11 jogos até então entre os dois times, com sete vitórias da moçada e quatro empates. No caderninho, o jogo 5.457 da caminhada vascaína pelos gramados.
Anote mais na VASCODATA 5 de dezembro: Vasco 1 x 1 América-RJ, em 1953; Vasco 1 x 1 Fluminense, em 1954.

Nenhum comentário:

Postar um comentário