Vasco

Vasco

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

CLUB DE REGATAS VASCO DOS FUXICOS - 11

 Écio Capovilla era considerado um dos melhores meio-campistas recuados (médio, antigamente) do futebol carioca. Inclusive, convocado por Vicente Feola, disputara dois jogos pela Seleção Brasileira  - 29.06.1960 - 4 x 0 Chile e 03.07.1960  -  2 x 1 Paraguai -, ajudando-a a conquistar a Taça do Atlântico. Mesmo assim, em 1961, quando Paulo Amaral tornou-se o treinador da "Turma da Colina" e tirou-lhe do time.
Barrado, Écio ficou na dele. E não deixou a imprensa carioca fazer muita onda, pois até achava não viver uma boa fase. E viu Paulo Amaral cair, em 1962, quando foi substituído por Jorge Vieira, que devolveu-lhe a vaga de titular, por oito amistosos pelo país a fora.
Reprodução de www.crvscodagama.com.br
de 14.08.2014
 Vaga recuperada, Écio entrou numa, depois dos amistosos, de responder ao chefe de maneira não muito amistosa. Perdeu a vaga, para Nivaldo e, depois, para Maranhão. Mais uma boa pauta para os fofoqueiros da imprensa. 
Contra aquilo, no entanto, ele armou uma retranca. Dizia ser amigo e admirador do seu treinador, "homem de espírito altamente evoluído", como pronunciou-se pela "Revista do Esporte" - N 211, de 23.03.1963.
  Pelo meio do desagrado, Écio e Jorge voltaram a se entender, com o atleta garantindo que a amizade bilateral não fora arranhada e tudo ficado no rol dos " chutes pra fora". Como prova, citava ter o Vasco da Gama renovado o seu contrato, pelo início de novembro, dois meses após o término, a pedido de Jorge Vieira, por vê-lo sofrer um pequeno acidente durante um treino recreativo. "Fiquei mais amigo dele, por seu procedimento humano e altamente correto", disse à mesma publicação.
Nascido, em Valinhos-SP (14.08.1940), Écio surgiu no time infantil do Rigesa. Depois, passou pelo Guarani, de Campinas, e o Fluminense, até o Vasco leva-lo, em 1956. Tempinho depois, ele estava no time "SuperSuperCampeãoCarioca-1958", disputando as 26 partidas do título que consagrou esta rapaziada do último pega: Miguel, Paulinho de Almeida, Bellini e Coronel; Écio e Orlando Peçanha; Sabará, Rubens, Almir Pernambuquinho Roberto Pinto e Pinga.
Écio ficou pela Colina até 1964, quando rumou para o peruano Sporting Cristal, de Lima, onde aposentou-se da bola. 


   




  Galera! Seguinte: o "Kike" gosta do espírito natalino, mas não estabelece limites para credos. Aceita todas as tendências que preguem o bem, ensinem o crescimento do homem. Então, diante da multiplicidade de opções religiosas, pra você que é cristão, um Natal bola na rede. De placa!
 Foto acima reproduzia de www.crvascodagama.com.br.

Um comentário:

  1. UM FELIZ NATAL AO GRANDE AMIGO, E QUE EM 2013 POSSAS CONTINUAR A BRINDAR-NOS COM ESSAS MARAVILHOSAS LEMBRANÇAS E MATÉTRIAS DE UM VASCO GRANDE , QUE FAZIA PARTE DO IMAGINÁRIO DE TODA UMA GERAÇÃO DE TORCEDORES.
    QUE 2013 O VASCO CONSIGA SAIR DESSES MARES REVOLTOS QUE TANTO VEM ATRAPALHANDO A TRAJETÓRIA GLORIOSA DO NOSSO CLUBE, E ASSIM SENDO POSSA DAR UM POUCO MAIS DE ALEGRIAS A NOSSA JÁ SOFRIDA TORCIDA.
    NO MAIS UM BOM NATAL E FELIZ 2013 A TODOS OS AMIGOS DESSE KIKE DA BOLA, E MUITO OBRIGADO POR ESSE 2012 REPLETO DE BELAS MATÉRIAS.
    SAUDAÇÕES VASCAÍNAS.
    CLOVIS RIBERIO

    ResponderExcluir