Vasco

Vasco

sábado, 26 de janeiro de 2013

VASCO DAS PÁGINAS - 1958

Bellini e Sabará, bem identificados, comemoram, com Pinga, Wilson Moreira, Paulinho e Coronel, o gol de VASCO 1 x 0 FLUMINENSE,  destacado em “caixa alta” na capa da Manchete Esportiva Nº 145, de 30 de agosto de 1958. A crônica da partida está nas páginas 32 e 33, sob o título “Vasco líder com força total: 1 x 0”, enquanto a análise das atuações dos atletas veio antes, na 24/25. Elogiava Pinga, mancheteado, e usava uma foto do treinador vascaíno Gradim.
Conta o texto que o Vasco poderia ter vencido por um placar mais dilatado, por ter mostrado “um volume de jogo infinitamente maior” e por que o adversário “não criou uma única manobra inteligente”, parta chegar ao gol. Sob o intertítulo “Envolvente e Positivo”, a revista descreveu, no miolo da matéria, que Wilson Moreira e Pinga exploraram as falhas do lateral-direito e Jair Marinho, cercando-o e usando-o “como cunha para os ataques mais profundos”.
Pingas (atrás) e Wilson Moreira aprontaram pra cima dos tricolores
A justificativa aos elogios ao atacante  José Lázaro Robles, o Pinga, na manchete da página 24, estava explicada na 33: “Se... o Vasco mereceu mais gols... Pinga não merecia que qualquer outro tento fosse fazer companhia ao seu... tal o primor da manobra e da conclusão”. Relata, depois,  o repórter, em matéria não assinada: “(Pinga) deslocou-se para a direita e foi recolher a bola no meio do campo, com Rubens. Fez ‘tabelinha’, invadiu o campo tricolor, correu com Pinheiro, sofreu ‘foul’ (falta, segurando pela camisa), mas ainda, assim, encontrou ângulo para o disparo fatal, que pegou Castilho desprevenido ... aos 19 minutos do segundo tempo”.
O clássico foi apitado pro Wilson Lopes de Sousa, renda, rendeu Cr! 1 milhão, 792 mil, 476 cruzeiros (a moedas da época) e os vascaínos tiveram estas notas da ME: Pinga e Écio 9; Barbosa, Paulinho, Bellini, Orlando, Rubens e Wilson Moreira 8; Coronel, Sabará e Almir 7.                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário