Vasco

Vasco

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

TRAGÉDIAS DA COLINA - BODAS DE FERRO

da Colina
 Em 1957, o Campeonato de Futebol do RJ seria de festejos. Comemoraria bodas de prata, 50 anos de bola rolando, juntando fase amadora e profissional. Campeão da temporada anterior, o Vasco fora escalado para abrir o certame prateado, enfrentando o Fluminense, em 21 de julho. No que deu? Um dia para a torcida cruzmaltina esquecer. O time esteve irreconhecível e foi goleado, por 5 x 2, pelo velho freguês Fluminense.
O clássico rolou no Maracanã, com apito de Alberto da Gama Malcher, público de 51.820- pagantes e renda de Cr$ 1 milhão, 411 mil, 361 cruzeiros, a moeda da época. Telê Santana abriu o placar, com dois minutos. Pinga empatou, aos 27. Nove minutos depois, os tricolores voltaram a passar à frente, com um chute de Escurinho, fechando a etapa inicial nos 2 x 1. No segundo tempo, aos 53, Léo aumentou: 3 x 1. Laerte diminuiu, para 2 x 3, aos 61, mas acabou-se, por ali, o estoque de gols vascaínos. Valdo, as 77, e Léo, aos 82, completaram a bagaceira.
Valdo cabeceia para marcar mais um gol tricolor em dia de vexame total da "Turma da Colina"
Com Martin Francisco comandando a rapaziada, o Vasco teve: Carlos Alberto Cavalheiro, Dario e Bellini; Laerte, Orlando e Coronel; Sabará, Livinho, Vavá, Válter Marciano e Pinga. O Fluminense, treinado por Silvio Pirilo, foi: Castilho, Cacá e Pinheiro; Ivan, Clóvis e Paulo; Telê, Valdo, Léo, Róbson e Escurinho. (foto reproduzida de Manchete Esportiva Nº 158, de 29.11.1958). Na época,as fotos não eram assinadas. No entanto, o expediente da revista apontava estes fotógrafos: Nicolau Drei (chefe de departamento), Felisberto Rogério, Jader Neves, Gervásio Batista, Janikel Gonczarowska, Ângelo Gomes, Juvenil de Souza,  Orlando Alli, José Avelino, Cartlos Kerr, Dílson Martins, Gil Pinheiro, Ivo Barretti, Vítor Gomes, Adão Nascimento, Tolentino Gomes e Romualdo Cézar Albengo.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário