Vasco

Vasco

sexta-feira, 29 de março de 2013

VASCO-PÁGINAS - TAÇA TEREZA HERRERA

Pinga e Carlos Alberto (de costas) sentem o sabor de levantar um grande trofeu


Quando comemorou o seu sesquicentenáro, em 1958, o glorioso Club de Regatas Vasco da Gama lançou uma revista alusiva à passagem da grande data. Trata-se de um tesouro, disputadíssimo pelos colecionadores. Nela encontra-se a cópia do documento em que “o Presidente da República de Portugal e Grão-Mestre das Ordens Portuguesas” o general Craveiro Lopes, confere ao clube carioca o grau de “comendador” da Ordem Militar de Cristo, datado de 5 de julho de. Como se sabe, o Vasco é chamado de ‘Cruzmaltino”, por terem feito confusão, em seus inícios, sobre os símbolos das ordem de Cristo e de Malta. O apelido pegou, com a cruz trocada, sem a lógica de chamá-lo “cruzcristense”.
Um outro grande destaque da publicação está à página 33. Lá está o presidente brasileiro, Juscelino Kubitscheck, e o seu colega português, Craveiro Lopes, em junho de 1957, assistindo, da tribuna de honra do estádio de São Januário, um desfile em honra do visitante. Um outro grande destaque está à página 54, com o atacante Pinga e o goleiro Carlos Alberto (de costas) recebendo a Taça Tereza Herrera, que, pela primeira vez, era conquistado por um cube de fora da Espanha. A legenda da foto considera este feito como o terceiro maior da história internacional do Vasco – o primeiro era a conquista do Sul-Americano de Clubes Campeões, em 1948, no Chile, por ter sido o primeiro título de um clube brasileiro no exterior.
Para trazer a belíssima taça para a Colina, o Vasco venceu o Atlético de Bilbao, por 4 x 2, em 16 de junho de 1957, com gols de Vavá (2) e Válter Marciano (2), fomando com Carlos Alberto; Dario, Viana, Orlando e Ortunho; Laerte e Válter; Sabará, Livinho, Vavá e Pinga.
O Troféu Teresa Herrera já era disputado desde 1946, e sempre foi um dos mais populares do futebol mundial. Homenageia a espanhola Teresa Margarita Herrera y Posada (1712-1791), que dedicou sua vida à caridade e doou os seus bens para a construção do Hospital Dolores, em La Coruña. (FOTO DE PINGA ERGUENDO O TROFEU REPRODUZIDA DA REVISTA COMEMORATIVA DOS 60 ANOS DO VASCO). AGRADECIMENTO!

Um comentário: