Vasco

Vasco

domingo, 17 de março de 2013

TRAGÉDIAS DA COLINA - PERNAMBUQUINHO


Almir tinha veronha na cara ei chorou após a goleada
Vasco e Flamengo disputariam um “Clássico dos Milhões”, absolutamente amistoso, em 15 de dezembro de 1957, pelo Campeonato Carioca. Isso porque, na véspera, Botafogo e Fluminense haviam vencido, respectivamente, Madureira e Bangu, coincidentemente, pelo mesmo placar de 4 x 2, tirando da dupla de rivais as chances de briga pelo título estadual. Sem motivação, os vascaínos foram para o gramado do Maracanã sem nenhum tesão na partida. Estiveram sempre apáticos, não demonstrando nem mesmo o interesse de igualar o placar, que cheu a 0 x 2 para o dversário.  “Se o Flamengo chegou à goleada (4 x 1) foi mais pelas facilidades ... encontradas do que ... pela vontade de encher a caçapa do adversário”, escreveu a revista  Manchete Esportiva.
Neste ponto, entra um detalhe. A semanária, que  considerava Almir Morais de Albuquerque “o jogador mais mal criado do futebol brasileiro”, naquela dia teve de tirar o chapéu para o atacante cruzmaltino. Viu muito espírito de luta no “Pernambuquinho”, enquanto a maioria dos colegas não queria nada com a bola – exceto Bellini e Wilson Moreira, o autor do gol do time. Para completar, publicou uma foto de Almir chorando, envergonhado pela goleada sofrida (ao lado, à esquerda).
Almir podia ser “bandido”, mas tinha amor à camisa 10 que vestia. Cumpria como seu dever de jogar para ganhar, aidna que fosse em uma partida sem moivação. Naquele clássico, o Vasco foi: Carlos Alberto Cavaleiro, Paulinho de Almeida e Bellini; Écio Capovilla, Orlando Peçanha e Coronel; Sabará, Rubens, Wilson Moreira, Almir e Pinga.
(foto acima reproduzida de álbum de figurinhas e abaixo de www.crvascodagama.com.br). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário