Vasco

Vasco

sexta-feira, 8 de março de 2013

TRAGÉDIAS DA COLINA - RIO-SÃO PAULO

  Em 1933, no vácuo da implantação do profissionalismo no futebol  brasileiro, surgiu o Torneio Rio-São Paulo. Pelo RJ, Vasco, Fluminense, América, Bangu e Bonsucesso toparam. Na “paulilcéia”, Corinthians, São Paulo, Portuguesa de Desportos, Ipiranga, São Bento  e Palestra Itália, atual Palmeiras, também foram nessa, valendo por três competições, o Carioca, o Paulistão e o dito cujo. Jogado entre 7 de maio e 10 de dezembro, os vascaínos terminaram em quinto lugar, com 23 pontos, 13 a menos do que os palestrinos, os campeões. Vexame!
Como a bola financeira fora murchinha, só em 1940 “retentaram”.  De um lado, Vasco, Botafogo, Flamengo e Fluminense; do outro, Corinthians, São Paulo, Portuguesa e Palestra Itália. Novo vexame vascaíno: sexto colocado, com sete pontos a menos do que a campeã dupla Fla-Flu, assim proclamada devido as confusões que só permitiram a disputa de um turno.
Novo esquecimento da disputa, na nova década. Em 1949, porém, o diretor do “Jornal dos Sports”, Mário Filho, propôs a sua volta (e criação das internacionais Copa Rio (clubes) e das Nações (seleções). Rolou a bola, entre dezembro de 49 e fevereiro de 1950, entre os quatro “grandes” cariocas e os correspondentes paulistas, com o Palestra Itália já sendo Palmeiras. Daquela vez, com o “Expresso da Vitória” na linha, o Vasco foi vice,  um ponto atrás dos corintianos: 11 x 10. No entanto, piso feio na Maricota, na de 1951: sétimo colocado, oito pontos atrás do vencedor palmeirense.
Em quatro disputas, só uma participação positiva. Era hora de entrar para o clube dos campeões, que já tinha Palestra Itália (1933); Fla/Flu (40); Corinthians (50) e Palmeiras (51). E o Vasco terminou o torneio de 1952 igualado à Portuguesa de Desportos, com 11 pontos ganhos e 7 perdidos. “Vamo que vamo”? Que nada! A “Turma da Colina” entregou a rapadura, em 15 e 19 de junho: 2 x 4 e 2 x 2 na decisão. Festa portuguesa, com certeza! Mas dos outros. Da Lusa do Canindé, seu atual apelido.
Que jeito, senão sair pra outra! Bola rolando, entre 04.04 e 04.06 de 1953, e novo vexame. Vice, com um ponto a menos do que o Corinthians: 12 x 11, um repeteco da edição-1949. Tragedascos! O tragevascos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário