Vasco

Vasco

sábado, 27 de abril de 2013

PRESIDENTE JK VISITA SÃO JANUÁRIO

 Em 27 de abril de 1957, o presidente Juscelino Kubitscheck separou um tempinho em sua agenda, para comparecer ao estádio de São Januário e assistir a abertura dos VII Jogos Infantis do Rio de Janeiro. Esteve na tribuna de honra do estádio cruzmaltino, também, para se encantar com a abertura dos “Jogos da Primavera”, e para participar de uma homenagem ao seu colega português Craveiro Lopes, em junho de 1957.   
JK foi o quarto chefe da nação a visitar a casa cruzmaltina, por ocasião daquela grande festa desportiva, promovida pelo “Jornal dos Sports”. Antes dele, fizeram o mesmo os presidentes Eurico Gaspar Dutra, Getúlio Vargas e Café Filho. Depois, na década-1960, João Goulart e Castelo Branco.
Os “Jogos da Primavera” foram uma espécie de “olimpíada carioca”, em duas semanas de setembro, reunindo, anualmente, 20 mill estudantes/atletas de clubes e colégios da cidade do Rio de Janeiro. Além de competições, havia, também, a eleição de uma raínha. Era na abrtura que o presidente da República
comparecia.                                     
Realizados, entre 1949 e 1972, a grande competição estudantil era bancada, integralmente, pelo diário cor-de-rosa, que não aceitava patrocinadores. Até dispensou a ajuda de Dutra, em 1949. No máximo, permitiu à loja de materiais esportivo “Superball” oferecer  bolas e medalhas, sem se divulgar por isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário