Vasco

Vasco

sábado, 13 de abril de 2013

VASCO DA GAMA 3 X 1 QUISSAMÃ:

 
Dedé subiu ao céu, usou a cuca e saiu para o beijo no escudo. Era a abertura da fatura cruzmaltina
No aniversário-59 do seu maior ídolo (e atual presidente) Roberto Dinamite, o time vascaíno conseguiu, hoje, a sua segunda vitória na Traça Rio, mandando 3 x 1 e rebaixando o Quissamã. O jogo foi em São Januárioi, apitado por Leonardo Garcia Cavaleiro, auxiliado por Marcos Sivolella do Nascimento e Andréa Izaura Maffra Marcelino de Sá.
No primeiro tempo, o Vasco dominou, inteiramente, a partida e abriu 2 x 0, em cinco minutos. Aos 30, Thiaguinho, da direita, cruzou bola sobre a área, para o zagueirão Dedé, que não perdoou. Aos 35, em novo lance vindo co céu, Bernardo cobrou falta, da esquerda. Era a vez de Tenório também usar a cuca e balançar ao filó – aos 30, Gustavo fez o gol de honra do visitante, cobrando pênalti, cometido por Dedé. No segundo tempo, aos 45 minutos, também cobrando pênalti, sofrido por Dakson, que entrava na área, pela esquerda, Thiaguinho fechou a conta. Com a vitória, a “Turma da Colina” somou sete pontos.
O técnico Paulo Autuori mandou a campo esta rapaziada: Alessandro, Elsinho, Dedé, Renato Silva e Nei; Sandro Silva (Fillipe Soutto), Abuda, Dakson e Bernardo (Pedro Ken, 35/2ºT); Thiaguinho e Tenorio (Romário).  O Quissamã teve: Ricardo; Bruno Reis, Edson, Raphael, Arimax, Bruno Neves (Edilberto), Cleiton, Léo Miranda (Vinícius). Detalhe: o público pagante, de 871, foi quase a metade do presente, 1973. A renda atingiu R$ 16.300,00.

                                                          O ANIVERSARIANTE DO DIA
Carlos Roberto de Oliveira, o Roberto "Dinamite",  chegou à Colina, aos 17 de idade, para ficar por oito, entre 1971 e 1979. Campeão nacional, em 1974, e estadual, em 1977, disputou a Copa do Mundo de 1978 e salvou o Brasil da eliminação na fase preliminar.
Em 1980, Roberto foi para a Espanha, defender o Barcelona. Mas ficou só por 17 jogos (e oito gols). Na mesma temporada, voltou ao Vasco e nele esteve até 1989, tempo em que carregou 19 canecos e tornou-se o maior "matador" da casa: 702 "crimes". Também, com a camisa cruzmaltina, ficou sendo o maioral no filó do Campeonato Brasileiros: 190 tentos; dos Estaduais-RJ: 279 gols, e do gramado do Estádio Club de Regatas Vasco da Gama, que a turma chama de São Januário: 184 "pipocas na chapa".
Em 1990, Roberto fez um passeiozinho por fora da Colina. Foi levar uma força à paulistana rtuguesas de Desportos. Deixou 11 gols no Brasileirão – passou, ainda, pelo Campo Grande-RJ, já em final de carreira. Em 1991, aos 37 anos, assinou o seu último contrato cruzmaltino, honrado por dois anos.  E assim se conta a sua história de um terrível e explosivo gamadeiro.
Fora de campo, em 1994,  Roberto elegeu-se deputado estadual e, desde então, vem se reelegendo, sucessivamente. Em 2008, chegou à presidência, sendo reeleito em 2011, com 149 dos 156 votos do Conselho Deliberativo. (Fotos reproduzidas de www.crvascodagama.com.br). Agradecimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário