Vasco

Vasco

quarta-feira, 3 de abril de 2013

HISTÓRIA DA HISTÓRIA - OLIMPICO



Tinha de ser um feito cruzmaltino. Primeiro time brasileiro campeão no exterior; primeiro campeão mundial de futebol de areia; primeiro carioca a excursionar à Europa; primeiro brasileiro a ter um artilheiro de Copa do Mundo; primeiro a ter um capitão erguendo a Taça Jules Rimet, primeiro campeão no Maracanã e time do primeiro gol olímpico no Brasil
Este aconteceu em 1928, quando o Vasco recebia,  amistosamente, o uruguaio Wanderers, inaugurando os refletores do estádio de São Januário e uma parte das arquibancadas atrás de um dos gols. Até então, a rapaziada só havia disputado uma partida internacional, em 2 de dezembro de 1923, empatando, por 1 x 1, com o também uruguaio Universal FC, amistoso que marcou a despedida da bola do autor do seu primeiro gol, o português Adão Antônio Brandão – em Vasco 1 x 10 Paladino, no 3 de maio de 1916, pelo Campeonato Carioca  da Liga Metropolitana de Esportes Athléticos.
Era o segundo jogo festivo na Colina, desde a inauguração do estádio, em 21 de abril de 1927. O prélio estava duro, muito disputado, até que o ponta-esquerda Santana cobrou um “corner”, como falavam os “speakers” de antigamente, que modernizaram o termo, muito tempo depois, para tiro esquinado e o atual escanteio. A pelota viajou, direto, para a rede do visitante. No dia seguinte, o jornal “A Noite” contou:  “O que o Vasco acabou conseguindo nessa memorável noite não se mede nem se descreve”.
O time do grande feito da época, já que os uruguaios eram campeões olímpicos, foi: Valdemar, Espanhol e Itália; Brilhante, Nési e Lino; Pascoal, Russinho, Claudionor, Tales e Santana. O Wanderers teve: Cabrera, Tomasini e Tagrese; Labrada, Lobos e Carrica; Godoi, Conte, Ochiusso, Cacanelo e Farradan.
Foto reproduzida de Revista do Vasco



 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário