Vasco

Vasco

terça-feira, 9 de abril de 2013

SORATO: ANIVERSARIANTE DO DIA

Não foi bem um sacode. Quase isso. No dia 22 de julho de 1988, passados 42 dias da estréia do garoto Sorato no time A cruzmaltino (fez dois gols em Vasco 3 x 1 Flamengo, pelo Estadual, em 12.06.1988), os cartolas mandaram a rapaziada caçar níquel no Acre. Sem problemas,  3 x 0 pra cima do Independência, no Estádio José de Melo, em Rio Branco.
 
 O placar não poderia ser levado em consideração, devikdo a distãncia técnica entre os dois lados. Legal foi ver, novamente, um futuro artilheiro cruzmaltinos enchendo o saco dos zagueiros. Sorato marcou, totalizando naquela dia, seu oitavo tentos com a jaqueta cruzmaltina. Até deixar São Janauário, com uma bola no barbante ( fez um, em Vasco 3 x 1, pela Copa Rio, em 17.06.1992), ele havia contribuído com 85 gritos da galera.
VOLTA PRA CASA - volta pra Depois de um passeiozinho por fora da Colina, Sorto voltou em 1997. Disputou mais quatro jogos e, pra não perder o costume, deixou mais quatro pipocas registradas no caixa: 89 alegrias da galera, em sua história cruzmaltina, das quais, a mais importante  valeu o título brasileiro, em 1989. Portanto, para o “Kike da Bola”, ele é “O Agente 89”. 
Sorato ganhou vaga no time titular vascaíno por intermédio do técnico Nelsinho Rosa. Foi uma exigência da torcida, que queria vê-lo marcando pelo time de cima os muitos gols dos tempos  das divisões inferiores. Depois de aprontar em cima de Botafogo e Corinthians, ele foi fundamedntal, com os seus deslocamentos, para os dois gols de Bebeto, diante do Internacional, que abriram o caminho para encarar o São Paulo nas finais do Brasileiro.
 Paulista, nascido em 8 de abril de 1969, em Araras, Agnaldo Luiz Sorato foi cria dos infantis  vascaínos. Tinha 20 anos quando Luis Carlos Winck cruzou e ele cabeceou para marcar o gol que deu o segundo título do Brasileirão à “Turma da Colina”, naquele 1 x 0 sobre os são-paulinos, no Morumbi, em 16 de dezembro de1989. Ganhava Nc$ 75 mil (cruzeiros novos, moeda da época), enquanto o Vasco gastava NCz$ 20 milhões  para contatar Bebeto, Tita e Andrade.  “Mesmo não querendo, sou forçado a acrediar que uma força maior dirige a nossa vida. Antes da partida (contra o São Paulo), quando einda estávamos no hotel, telefonei para Andreia, a minha namorada. Ele me disse que eu seria o autor do gol dotítulo. Não deu outra. Também, o lance do gol foi bastante similar ao que feiz contra o Corinthais: no mesmo estádio, na mesma baliza e num lance de cuzmanto, pelo lado direito, do  Luis Carlos Winck”, contou ele à págian 104 da revista Manchete, de 30 de dezembro de 1989.      
GRITO DA GALERA - Sujeito caladão, Sorato ficou na dele quando a torcida vascaína protestava por vê-lo no banco dos reservas, e, as vezes, nem por lá. Não reclamava. Esperava pela sua vez. Que chegou na hora certa. “A nossa vitória começou a acontecer quando Mazinho anulou o Mário Tilico. O time do São Paulo estava muito dependente das suas jogadas, ficou perdido”, analisou, para a mesma revista, finalizando: “Aprendi uma lição: é no treino que conquistamos a condiçãode titular. Treinei  e mostrei, em campo, que posso ser titular...”.     

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário