Vasco

Vasco

sábado, 11 de maio de 2013

VASCO NO TÚNEL DO TEMPO DE 1984

1 – Em 3 de setembro de 1982, a máfia italiana matava ao general Dalla Chiesa, que atuava na luta contra o terrorismo.
Em 1982, o Vasco encerrava a série de quatro vices estaduais, vencendo o Flamengo, por 1 x 0, com um gol olímpico de Pedrinho Gaúcho, aos três minutos do segundo tempo do jogo apitado paor José Roberto Wright, em cinco de dezembro, no Maracanã. Dirigido por Antônio Lopes, o time campeão foi: Acácio, Galvão, Ivan, Celso, Pedrinho; Serginho, Dudu (Marquinho, no intervalo) e Ernâni; Pedrinho Gaúcho (Rosemiro), Roberto Dinamite e Jérson. A partida foi assistida por 113.271 pagantes.
2 -  Em 3 de junho de 1984, desembarcava, no  Rio de Janeiro, a replica da Taça Jules Rimet, que a empresa alemã do ramo de fotografias Kodac ofereceu à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), para substituir a original, roubado das prateleiras da entidade, em 1983.
Garantia o especialista em troféus preciosos, Reinhanrd Geist, encarregado de refazer a “Vitória Alada”, que a nova taça era 99% semelhante à erguida pelo zagueiro vascaíno Hideraldo Luís Bellini, ao final da Copa do Mundo de 1958, na Suécia – o Brasil ficou de posse definitiva da estatueta, por ter repetido o feito, em 1962, no Chile, e em 1970, no México.
Ao custo de Cr$ 60 milhões de cruzeiros, a moeda brasileira da época, a “menina” pesava os mesmos 1.8 quilos dourados e media os idênticos 55 centímetros de altura da anterior, filha do artesão francês Abel Lefleur. Ela ganhou seguro Bradesco e foi protegida, no desembarque, por seguranças da Brik´s. Voltou ao seu antigo lugar em 10 de junho.
Naquele 1984, o Vasco, que ajudou o escrete nacional a trazer a Jules Rimet-58, com os serviços dos zagueiros Bellini e Orlando, e do atacante Vavá, aplicou as suas duas maiores goleadas em casa e fora:   9 x 0 Tuna Luso-PA, em São Januário, e 5 x 0 Vitória, em Salvador.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário