Vasco

Vasco

quarta-feira, 26 de junho de 2013

LEÃO MARINHO DA COLINA

Primeiro, foi o “Almirante”, criado pelo cartunista argentino Lorenzo Molas. Na década-1940, ele ganhou a companhia de um português usando tamancos e um bigodão. Ao final dos os ano-1960, foi a vez de Henfil (Henrique Filho) trazer para a turma o “Bacalhau”, um outro portuga de bigodão e tamanco, em alusão aos gritos da torcida do Flamengo para a vascaína. Em 2009, o Vasco abriu concurso para criar um mascote infantil. Em 16 de maio de 2010, antes de um jogo contra o Palmeiras, em São Januário, apresentou um almirantinho, criado por Rovinan Campanharo.
Mas ao clube já teve um outro mascote: um leão marinho, criado pelo mineiro Mangabeira, o mesmo “pai” do Galo atleticano e da Raposaa cruzeirense. Só que o mascote leonino não pegou.
A partir de 1946, Mangabeira criou mais de 90 simbolos zoolóogicos para times (incluindo a seleção canarinha de 1950). Mas já fazia charges desde 1931 Foi pelo no Estado de Minas que a bicharada entrou em campo: Galo (Atlético), Raposa (Cruzeiro), Pato (América, depois Coelho, para não ser confundido com o botafoguense Ppato Donald, de Molas)_), Tigre (Sete de Setembro), Tucano (Metalusina), Leão (Vila Nova); Zebu (Uberaba), Tatu (Meridional), Jacaré (Democrata), Periquito (Bela Vista) e Urubu (Renascença), entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário