Vasco

Vasco

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

HSITORI&LENDAS CRUZMALTINAS

 Temporada de 2005 -  Em sua terceira passagem por São Januário, aos 40 anos de idade, Romário foi o principal "matador" do  Campeonato Brasileiro, batendo o recorde de artilheiro longevo no futebol brasileiro. E ficou sem disputar vários jogos, poupado de viagens, para evitar desgastes.
 Botou o "Baixinho" na poupança e ele rendeu mais do que o esperado nas redes.
 Dezembro de 1955 -  O Campeonato Carioca foi paralisado para  Vasco e Flamengo formarem um combinado e disputarem, no Maracanã, um torneio contra os argentinos Racing e Independiente. O primeiro jogo foi em 23 de dezembro, com os portenhos formando um combinado iodêntico, que foi bastido, por 3 x 1, com gols de Paulinho, Dida e Parodi. O Vas-Fla formou com: Helio. Paulinho de Almeida e Pavão; Jadir, Dequinha e Jordan; Joel. Paulinho (Ademir Menezes), Dida (Vává), Pinga e Parodi – Michelli marcou para os argentinos.
Juntou-se ao ‘inimigo’ para enfrentar um ‘inimigo’ de grande porte.

 O primeiro gol vascaíno foi marcado por Adão Antônio Brandão, no fase final do jogo de estreia no Campeonato Carioca da Terceira Divisão, na derrota, por 10 x 1, aante o Paladino, em General Severiano. No momento do tento, o adversário já tinha colocado oito no placar. O pior foi que Adão, mesmo balançando a rede, ainda levou uns cascudos dos torcedores vascaínos, inconformados com a goleada. O time do vexame: Ari; Guedes, Augusto, Batista e Lamego; Vitoriano e Adão; Cândido, Bernardino, Oliveira e Costa.  A primeira vitória só foi sair em 29 de outubro de 1916, por 2 x 1, sobre a Associação Atlética River-São Bento (River Futebol Clube), pelo segundo turno do Campeonato Estadual da Terceira Divisão do Rio de Janeiro, na Rua Figueira de Mello.
Fez o gol e apanhou. Com uma torcida dessas, é melhor não balançar o filó.

 Torcedores 'fanaticassos' costumam alardear que o Vasco é o único clube do mundo a ter marcado “um gol de bunda”. Lenda! Lendaça!. A história não passa nem por perto de São Januário. O autor do tento, na verdade, havia jogado pelo Vasco do Acre e chamava-se Guilherme Lopes, um paraense. Aliás, nem jogava mais pelo time de Rio Branco, quando o fato se deu. Ele, e mais cinco outros brasileiros, defendiam o Cobija, da Bolívia, que decidia um torneio, contra um time chamado Internacional. Guilherme Lopes já havia balançado as redes por duas vezes, quando aconteceu de usar o "bumbum" pra fazer mais um. Os adversários foram perguntar ao juiz se gol daquele jeito valia. Valeu, e muito. Tanto que o placar chego a 5 x 0 para o time do ex-vascaíno.... do Acre.
Um bumbum que arrumou muita confusão por ter feito o que não deveria.

 Em 1977, o Vasco ganhou a Taça Guanabara, com 13 vitórias em 14 jogos, inclusive mandando 3 x 0 no Flamengo. No segundo turno, o título foi decidido em um jogo extra com o maior rival.  E este foi equilibrado, com os 90 minutos e a prorrogação ficando no 0 x 0. Com aquilo, o  Vasco fechou o returno sem sofrer gols. Na decisão por pênaltis, a taça foi para São Januário, no dia 28 de setembro, com o goleiro Mazaropi defendendo o chute de Tita, ficando o placar em 5 x 4. Em 1976, o Vasco já havia decidido a Taça Guanabara, também nos pênaltis, contra os rubro-negros, vencendo, por 5 x 3, após 1 x 1 no tempo normal de jogo.  Depois daquilo, em 20 de abril de 1986 e em 23 de abril de 2000, não precisou de penais. O Vasco foi campeão da Taça GB vencendo o Flamengo, respectivamente, por 2 x 0 e 5 x 1. 
Taça e faixa na caçapa do Bacalhau que botou o Urubu pra voar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário