Vasco

Vasco

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

HISTORI&LENDAS CRUZMALTINAS

Éder Luís e Fagner entre o presidente Roberto Dinamite 
O lateral Fagner e o atacante Éder Luis foram homenageados, pelo Vasco, por terem atingido a marca de 150 partidas com a jaqueta da “Turma da Colina”. Receberam camisa alusivas ao feito, com tal numeração, conforme mostra a foto reproduzida de www.crvascodagama.com.br. Fagner chegou aos "150TÃO" entrando no segundo tempo do empate (1 x 1 de 01.08.2013), com o Goiás, no Serra Dourada, em Goiânia, onde jogou a partir dos 32 minutos da etapa final,  na vaga de Pedro Ken, o autor do gol. Mas foi para o meio do campo, já que estava descansado, para puxar contra-ataques, pois o lateral-direito Nei vinha jogando bem, e como capitão do time. De sua parte, Éder Luís chegou aos 150 enfrentando ao Fluminense, na vitória cruzmaltina, por 3 x 1,  de 21 de julho de 2013.

Por pouco, um dos principias zagueiros cariocas da década-1960, Mário Tito, que fez nome no Bangu e no Cruzeiro, não foi vascaíno. Em 1958, depois de treinar no Canto do Rio, por um semana, ele não gostou do ambiente encontrado em Niterói e aceitou o convite do treinador Pelegrini para tomar o rumo de São Januário. Foi, mas só lhe deram 10 minutos para amostrar veneno, formando zaga com Brito e Dario. Na época, o time principal excursionava pelo Nordeste, treinado por Gradim. Chateado com o pouco tempo que teve para ser avaliado, Mário Tito, no dia seguinte, foi embora para Bom Jardim-RJ, a  sua terra. Por lá, onde o presidente banguense, Eusébio de Andrade, era fazendeiro, o cartola alvirrubro o convidou a tentar a sorte em seu clube. Topou, agradou ao técnico Tim e se consagrou como um dos "Mulatinhos Rosados de Moça Bonita", atendo impedido muitos gols dos atacantes cruzmaltinos.  
 
Gentil Cardoso era o treinador do time vascaíno, em 1952, época das últimas viagens do "Expresso da Vitória". Em um jogo contra o Canto do Rio, o ponteiro-esquerdo Jair vinha dando um temendo passeio no lateral-direito Augusto. Como a situação só tendia a se complicar, Gentil mandou o massagista Mário Américo ficar atrás das balizas cruzmaltinas, para invadir o gamado e agarrar Jairo, quando este driblasse Augusto. Mário ficou com medo de ser expulso de campo e também e de ver a polícia correndo atrás dele. Mas Gentil garantiu-lhe: "Deixe o resto comigo". Tática aplicada, o Vasco deu um “aquéta” no Jairo.
 
Xarás de sobra. Em São Januário, só para citar alguns, o "livrinho de ponto" já  anotou as presenças de: Orlando Rosa Pinto; Orlando Peçanha de Carvalho, Orlando "Lelé" Pereira e Orlando "Fumaça; Luís Carlos Lemos, Luís Carlos Martins e Luís Carlos Winck; Paulo Roberto Curtis Costa e Paulo Roberto Ferreira Campos; Ademir Menezes e Ademir (meia campeão brasileiro-1974); Carlos Alberto "Pintinho"; Carlos Alberto Gomes de Jesus (meia campeão da Série B-2009) e Carlos Alberto Zanata; Anderson Vital da Silva (Dedé) e (zagueiro) e Anderson Costa (atacante); Romário de Souza Faria e Romário Correa de Souza; Célio Taveira Filho e Célio Silva; Ramon da Silva Ramos (atacante); Ramon Menezes (meia) e Ramon de Morais Motta (lateral).    
 
Na data de seu aniversário, 21 de agosto, o Vasco tem estas vitórias:  4 x 0 Bangu, em 1927;  4 x 1 América, em 1948; 5 x 2 Flamengo, em 1949; 4 x 0 São Cristóvão, em 1954 e 5 x 0 em 1955; 4 x 2 Madureira, em 1960; 2 x 0 Fluminense, em 1965; 2 x 0 Botafogo, em 1977; 2 x 1 Múrcia-ESP, em 1981; 1 x 0 Logroñes-ESP), em 1989, e 4 x 0 Mogi Mirim-SP, em 1993.  
 
O Vasco tem um “filho” em Sergipe. Por sinal, uma instituição de utilidade pública. Pelo menos, é o que diz a lei  967/84, da Câmara  Municipal de Aracaju. Nascido Vasco da Gama Futebol Clube, em 15 de agosto de 1931, a partir de 1946, passou  ser Vasco Esporte Clube. Com a primeira denominação, faturou o título municipal da capital Aracaju e o estadual, invicto. Depois, beliscou mais três faixas estaduais, em 1948, 1953 e em 1987, nesta última durante um quadrangular final contra Confiança, Itabaiana e Estanciano. Fundado por comerciários e bancários, na casa de Abdias Bezerra, o primeiro presidente foi Eurípedes Machado de Oliveira, também jogador dos  primeiros times. A primeira sede foi na Praça Fausto Cardoso. Mais tarde, mudou-se para a Rua São Cristóvão. Atualmente, o Vasco-SE está fora da elite do futebol sergipano, mas já foi campeão estadual, em 1992, da Série A-2. Também, já teve Florisvaldo (30 gols, em 1978), e Zé Raimundo (14, em 1985), como principais “matadores” dos Estaduais.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário