Vasco

Vasco

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

ANIVESARIANTE HOJE: MOLA

Reprodução de www.netvasco
Na pia batismal e na certidão de nascimento ele recebeu o nome de  Sebastião de Paiva Gomes. Saiu da barriga da mãe em 18 de novembro de 1906, na pouco ainda desenvolvida cidade do Rio de Janeiro.
Sebastião bem que poderia ter sido um dos muitos tradicionais “Tiãos” dos apelidos naturais que os nomes geram.  Mas a sua elasticidade jogando futebol lhe fazia parecer  possuidor de molas nos pés. Foi cruzmaltino entre 1928 e 1935, atuando pelo lado esquerdo de uma famosíssima linha média   Tinoco, Fausto dos Santos e Mola. 
Além de “homem elástico”, Mola era, ainda, um grande “ladrão de bolas”, tendo o seu "conjunto da obra" lhe valido a convocação para a Seleção Brasileira que disputaria a Copa do Mundo de 1934. Nesse ponto, ele escreveu uma história controvertida. Na época, para ir ao Mundial, teria de se desligar do Vasco, o que fizeram os colegas de time  Leônidas da Silva e  Tinoco, e acertar a sua vida com a então Confederação Brasileira de Desportos.  Mas, como esta o queria como amador,  preferiu seguir profissional, em São Januário. Pouco depois, sofreu uma agrave lesão de joelho, determinante para o final de sua carreira.

 

 


 

 
 

 
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário