Vasco

Vasco

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

INVENCIBILIDADE CONTRA RIVALÃO-1955

 O Flamengo ficou tricampeão carioca, em 1955, mas não venceu o Vasco da Gama, em nenhum dos três turnos em que se pegaram. No primeiro, levou 3 x 0; no segundo, ficou pelo 1 x 1 e, no terceiro, amargou 2 x 1. Os treizãozeiros foram no domingo dois de outubro, tempo dos publicões no Maracanã. Naquele dia, 104.843 pagantes viram Sabará, no primeiro tempo, e Maneca e Parodi, na etapa final, sacudindo as redes rubro-negras. Rapaziada do estrago: Hélio, Paulinho de Almeida e Haroldo; Orlando, Laerte e Beto: Sabará, Valter Marciano, Vavá, Maneca e Parodi. 

Vasco 1 x 1 Flamengo do segundo turno rolou na antepenúltima rodada, já no 22 de janeiro do invadido 1956. Evidentemente, num domingão e no Maraca. O pernambucano Vavá (Edvaldo Izídio Neto) salvou a honra do Almirante, aos 44 minutos do segundo tempo, diante de 83.234 pagantes. para gáudio do treinador Flávio Costa e de sua patota: Hélio, Paulinho de Almeida e Bellini; Mirim, Orlando Peçanha e Beto; Sabará, Maneca, Vavá, Pinga e Parodi.

Vasco 2 x 1 Flamengo, do terceiro turno, invadiu ainda mais a temporada 1956, sendo disputado no 18 de março, valendo pela quinta rodada. Também – tinha que ser – em um domingaço e no Maracanã, com Pinga (José Lázaro Robles) embebedando, por duas vezes,  as redes flamenguistas. Daquela vez, foi vitória com virada de placar e time dirigido pelo ex-lateral-direito e ex-capitão Augusto da Costa, que mandou à luta: Ernani, Paulinho de Almeida e Haroldo; Maneca, Orlando Peçanha e Beto; Sabará, Válter Marciano, Vavá Pinga e Djayr.   

OBS: para escalar Válter Marciano na meia, Augusto da Costa passou Maneca para o que na época era a linha media        


     

2 comentários:

  1. Prezado amigo proprietário do blog Kike da Bola,
    Você teria informações a respeito dos atletas do Vasco da Gama, campeão carioca de basquete masculino adulto, em 1965?
    Informações como, data de nascimento, altura e posição em que atuavam.
    Quem era o treinador naquela época?
    Amigo, se puder me ajudar, agradeço antecipadamente.

    Josué Jorge Junior
    Castro PR

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber mais sobre esse Okada que vestiu a camisa do Vasco nesse amistoso com Garrincha.

    ResponderExcluir