Vasco

Vasco

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

VASCO DAS CAPAS - DJAYR

Uma das grandes revelações do Campeonato Carioca de profissionais”, o garoto Dejayr “foi escolhido pelo“Esporte Ilustrado”, revista carioca, “para ilustrar a primeira de uma série de reportagens (intituladas) Revelações 1950”.O craque da capa do Nº 660, de 30 de novembro de 1950, desfilava pelas páginas 4 e 5, onde “os leitores encontrarão a descrição do jovem e mignon ponta canhoto do Vasco”, avisava a chamada, ao lado do editorial do Redator-Chefe, Levy Kleiman.
Por enfatizar a classificação de“mignon” para o atacante, a publicação o mostrava, em uma das cinco fotos (de José Santos) que ilustravam o texto (de Charles Gumarães), o baixinho atacante sendo carregado, nos braços, pelo grandalhão Ipojucan. Evidentemente, era uma brincadeira montada pelo fotógrafo.
Contava a matéria, intitulada “Santo”de casa não faz milagre”(grafia e acentuação da época), que “O 2º Artilheiro do Vasco (substituto) não teve vez no “lanterna” (do Campeonato Carioca de 1950), que vinha sendo o São Cristóvão. “A história do ponteiro Dejayr com “Y”,carreira curiosa, emoções e decepções, a sua primitiva posição e o lucro com o futebol” eram os temas anunciados para a abertura da série. Dejayr justificava sua escolha, por ter marcado, até ali, 11 gols – 5 contra o Madureira, em 15 de outubro; 2 diante do Canto do Rio, uma semana depois; 3 sobre o São Cristóvão, em 29 do mesmo mês, e mais um, pra cima do Madureira, em 5 de novembro.
CEERTIDÃO - Nascido em 10 de abril de 1933, Dejayr estava com 17 anos, enquanto Vasco dividia, com o Bangu, a vice-liderança do campeonato, com seis pontos perdidos (sistemática vigente), três a menos do que o líder América. Em 14 jogos, a Turma da Colina havia vencido 11 e perdido três, marcando 53 e sofrendo 15 gols, o maior saldo positivo da disputa, 38 tentos, dos quais Dejayr era o quarto colocado, empatado com Silas, do Fluminense. O líder do “pelotão de artilharia” era Ademir Menezes, outro vascaíno, com 18 bolas no barbante, cinco além do mais próximo perseguidor, o americano Dimas.
O que levara a “Esporte Ilustrado” a escolher Dejayr para abrir a série “Revelações 1950”fora a sua boa atuação durante a goleada, por 4 x 1, sobre o Flamengo, dias antes – 25 de novembro, no Maracanã, quando o time vascaíno foi: Barbosa, Augusto e Laerte; Ely, Danilo e Jorge; Alfredo, Ipojucan, Ademir Menezes, Caneca e Dejayr – Ipojucan (3) e Alfredo marcaram os gols. Por sinal, como era proposta editorial, a edição trazia a página central com seis fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário