Vasco

Vasco

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

VASCAÍNO TORCE ATÉ COM MULETAS

 
Nem só com as mãos se aplaude

Esta é aquela foto que consagra o fotógrafo. Jogavam, Bonsucesso x Vasco, em 15 de janeiro de 1956, valendo ainda pelo Campeonato Carioca de 1955. Naquele dia, o meia Válter Marciano, um cracaço do futebol brasileiro da época, estava machucado. Sem poder enfrentar o time da casa, foi ao estádio da Rua Teixeira de Castro, de muletas, torcer pelos companheiros.
Como sofreu, o Válter! O “Bonsuça” tinha uma boa rapaziada e era chamado, pela imprensa, de “time revelação da temporada”. E, já que jogava em casa, abriu o placar, aos 38 minutos do primeiro tempo, por intermédio de Geraldo. Na etapa final, os vascaínos tiveram de se virar para reverterem o placar, para 2 x 1, com gols de Pinga e de Maneca. Foi então que Válter comemorou muito, usando as muletas, flagrado pelo fotógrafo Ângelo Gomes, da revista semanal “Manchete Esportiva”.
A ”Turma da Colina” daquele dia foi: Hélio, Paulinho e Bellini; Mirim, Orlando e Beto; Sabará, Maneca, Vavá, Pinga e Parodi. Técnico: Flávio Costa.
DETALHE: o elogiadíssimo trabalho do técnico Sílvio Pirilo no clube rubro-anil o fez ser contratado pelo Fluminense, de onde pulou para a Seleção Brasileira, tornando-se o primeiro a convocar Pelé para o time canarinho. Pirilo foi assistir aos jogos em que o garoto vestia a camisa cruzmaltina, pelo Combinado Vasco Santos, e ficou encantado com o que vira. O restante da história todos conhecem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário