Vasco

Vasco

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

VASCO DAS CAPAS E CONTRACAPAS-1950

O time cruzmaltino campeão carioca de 1950 foi capa e contracapa da revista "Esporte Ilustrado" Nº 671, de 15 de fevereiro de 1951. Tratou-se de uma edição especial, com todos os dados sobre a conquista, a primeira de um clube brasileiro no Maracanã. Embora tenha circulado no ano seguinte ao ano do título, tem-se uma explicação: devido à Copa do Mundo que o Brasil promoveu, em 1950, o Campeonato Carioca estendeu-se até 17 de janeiro de 1951, quando os vascaínos venceram o América, por 2 x 1.
A revista, que tinha Levy Kleiman por redator-chefe e assinante de um editorial, na página 3, sobre a razão da homenagem, abria aquela o relato com a foto, no alto, do time, junto à comissão técnica. Nela, o ainda auxiliar Oto Glória, que viria a ser uma dos grandes trinadores do país, aparece sentado, na segunda fileira, ao lado de Flávio Costa, o comandante daquela conquista. As páginas 4, 5 e 6 foram dedicadas à biografia, com a foto, de cada campeão. A 7 tem o título "Vasco campeão das rendas" e cita placares das partidas e as suas expectativas arrecadações, totalizando Cr$ 7 milhões, 267 mil e 319 cruzeiros. As páginas 8 e 9 são dedicadas à "Decisiva ação do Departamento Médico na campanha do Vasco", com texto de Charles Guimarães. Nelas, entre outras, há fotos do médico Amilcar Gifoni e dos massagistas Mário Américo e Aurelino Rodrigues. Seguem uma página de comerciais – total de 22 insereções publicitárias – e anúncio da casa, e oito de gráficos, desenhados por Wiliam Guimarães, dos gols de todos os jogos vascaínos do campeonato.
A edição prossegue entrevistando Flávio Costa, "Triunfo coletivo, declara o técnico" e encerra-se com cinco páginas – "Os heróis da jornada de 50" – contendo todas as fichas técnicas das partidas, e muitas fotografias. Nesta foto aparecem, da esquerda par aa direita, em pé: Barbosa, Augusto, Laerte, Jorge, Danilo e Ely; agachados, na mesma ordem: Mário Américo (massagista), Alfredo, Ipojucan, Ademir Menezes, Maneca e Djayr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário