Vasco

Vasco

terça-feira, 11 de março de 2014

VASCO DAS PÁGINAS - O DEMOLIDOR

“Derrubador de Campeões”. Foi como a “Manchete Esportiva” Nº 64, de 9 de fevereiro de 1957, classificou o Vasco da Gama, após uma excursão e três jogos em Lima, a capital peruana. Além de fazer as páginas 13 e 14  –  com seis fotos – de louvação à “Turma da Colina”, a semanário do empresário Adolpho Bloch ainda encheu de elogios uma coluna à folha 7 – com três fotos–, informando: “Invicto em Lima o Vasco.”
 Naquele giro “cucaracha”, o time vascaíno estreou no dia 23 de janeiro, vencendo o Deportivo Municipal, por um emocionante 4 x 3, perante 36 mil torcedores que, segundo a revista, “ficaram muito satisfeitos com a exibição dos brasileiros”.
BOLA BALANÇANDO REDE -

 O Vasco abriu o placar, aos 25 minutos, por intermédio de Livinho. O peruanos igualaram a conta, aos 3 da fase final, por intermédio de Arce. Aos 8, Sabará voltou a colocar a rapaziada na frente. Aos 13, Seminário votou a deixar tudo igual, e, aos 25, Arce voltou a balançar a rede, deixando seu time na frente, pela primeira vez. Só que em um lance reclamadíssimo pelo time carioca, alegando que o adversário havia ajeitado a bola com uma das mãos. Mas veio troco. Em cinco minutos, aos 29 e aos 30, Valter Marciano e Livinho viraram o placar.
  O pontapé inicial da partida foi dado pelo embaixador brasileiro no Peru, Orlando Leite Ribeiro, e o time cruzmaltino, escalado pelo técnico Martim Francisco teve: Wagner, Laerte, Bellini e Ortunho; Orlando Peçanha e Coronel; Sabará, Livinho, Wilson Moreira, Valter Marciano  e Roberto Pinto.                                                                                     
Três dias depois, a rapaziada voltou a campo e venceu o Sporting Cristal, o campeão peruano, por 1 x 0, em mais um jogo duríssimo. O gol saiu aos 41 minutos da etapa inicial, marcado por Laerte. Foi por causa daquela vitória que a “Manchete Esportiva” chamou o Vasco de “Deerrubador de Campeões”, pois, antes havia batido Nacional, campeão uruguaio, e o Colo-Colo, campeão chileno. A escalação vascaína daquela partida teve: Wagner, Ortunho, Bellini e Orlando: Laerte e Coronel; Sabará, Livinho, Wilson Moreira, Válter Marciano e Roberto Pinto (Artoff).

No encerramento do giro, em 31 de março, o Vasco mandou 3 x 1 no Universitário, em uma quinta-feira, com gols de Livinho, Artoff e Válter, diante de 27.117 pagantes. O tgécnico Martim Francisco mandou a campo esta rapaziada: Vagner, Ortunho e Bellini; Orlando, Laerte e Coronel; Sabará, Livinho, Wilson Moreira, Valter e Roberto Pinto (Artoff).  
 






 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário