Vasco

Vasco

sexta-feira, 4 de abril de 2014

CORREIO DA COLINA - DOVAL VASCAÍNO

“Sou argentino e era fã do Doval, quando eu era moleque e o via jogando pelo San Lorenzo. Moro há mais de 40 anos no Brasil. Estou com uma dúvida. O Doval jogou, também, pelo Vasco? Não me lembro bem, mas sei que ele foi para São Januário, ou para o Fluminense, depois que saiu do Flamengo” Jorge Peñalosa, de Foz do Iguaçu, no Paraná.

Doval vascainou

Prezado hermano Rôr-rê! Nascido em Buenos Aires, em 4 de janeiro de 1944, Narciso Horácio Doval trocou a camisa rubro-negra pela tricolor num daqueles “troca-troca” que o presidente Francisco Horta, do Flu, armou no futebol carioca, pelas metades da décadas-1970. Mas ele vestiu, sim, a jaqueta da “Turma da Colina”. Aconteceu em um amistoso, em Brasília, em dezembro de 1975, em benefício do tratamento de saúde do ponta-direita cruzmaltino Jorginho Carvoeiro.
Como parte das promoções das partida, que rendeu mais de antigos Cr$ 350 mil cruzeiros, Doval jogou pelo Vasco, entrando em lugar de Roberto Dinamite, durante o decorrer da partida. O adversário foi uma seleção de craques que vestiu a camisa da Fundação de Garantia ao Atleta Profissional-FUGAP.
Veja aí o recorte do jornal do dia e confira a escalação vascaína: Andrada (Mazaropi); Paulo César (Fdélis), Moisés (Joel Santana), Miguel e Alfinete; Zanata, Alcir (Ademir) e Jaburu (Jair Pereira); Roberto Dinamite (Doval), Dé e Luis Carlos Lemos (Galdino).
FIGURAÇA - Doval era muito simpático aos cariocas. Jogou, pela primeira vez, no time A do San Lorenzo, aos 16 anos. Quando o treinador Elba de Pádua Lima, o Tim, o dirigiu, disse-lhe: “Você tem alma de carioca. Se um jogar no Rio de Janeiro, nunca mais sairá de lá”.
Pois bem! Em 1969, o seu conterrâneo veio para o “Urubu”. Em 1971, voltou à sua terra e defendeu o Huracan. Retornou à Gávea, em 1972, e foi o principal artilheiro e campeão carioca, com 16 gols. Repetiu a dose em 1976, já pelo Flu, anotando 20 tentos. Doval, hoje, é uma pessoa espiritual. Aproveitou bem a sua passagem por este planeta.












    

Nenhum comentário:

Postar um comentário