Vasco

Vasco

quinta-feira, 17 de abril de 2014

O DESCOBRIDOR DE ROMÁRIO

Lê-se sobre quem descobriu Pelé, Garrincha, Roberto Dinamite, tanta gente, mas nunca sobre o descobridor de Romário”, não é mesmo? Pois é! O carinha não conta com a graça dos jornalistas, que sempre esquecem de lembrá-lo. Foi o Paulo Ferreira, que era supervisor de futebol do Olaria.  

Romário em 1993
Sabe como Romário foi parar no Vasco? Para chegarmos lá, vamos para a favela do Jacarezinho, onde o Peixe” viveu os primeiros quatro anos de vida.
Na favela, Romário sofria (e muito) com uma asma crônica. Pra piorar, a fumaça das fábricas próximas de sua casa pioravam tudo. Vida duríssima! Seu pai, Edevair (tingidor de tintas de uma daquelas fábricas) ganhava pouco mais de um salário–mínimo, e sua mãe, Manuela, tirava outro pouco, lavando roupa para a vizinhança, a fim de pagarem o aluguel (de quarto sala, cozinha e banheiro) e o tratamento de Romário. Até que um médico os alertou sobre a poluição.
Com a ajuda de parentes, Edevair e Manuela mudaram-se para a Vila da Penha e construíram uma casa com sala, dois quartos, cozinha, banheiro e quintal. Pelos próximos quatro anos, Romário viveu gostando mais da bola no meio da rua do que dos livros. Para motivá-lo no estudo, Edevair prometeu-lhe montar um time de futebol. Com as duas partes acordadas, surgiu o Estrelinha, para a garotada das redondezas. Bola vai, bola vem, a asma de Romário desapareceu. E um craquinho apareceu. Nas partidas por vários subúrbios cariocas e o interior do RJ ele era demais. Então, foi para a escolinha de futebol de salão do Vasco.
Os vascaínos, no entanto, deixaram o “Baixinho” escapar. Em 1979, o garoto pintou pelo Olaria, para disputar o segundo turno do Campeonato Carioca de Futebol Infantil. Comeu a bola. O Vasco, então, o quis de volta. E encheu tanto ao saco do Paulo Ferreira, que este terminou por liberá-lo para a Colina. (foto reproduzida da revista Ele&Ela de novembro de 1993).   

MATADOR - Como cruzmaltino, Romário marcou, em seis oportunidades, quatro gols em uma só partida. A primeira, em 8 de dezembro de 1985, amistosamente, quando o Vasco goleou a seleção municipal da capixaba São Mateus, por 7 x 0. Seis jogos depois,repetiu a dose, diante da Portuguesa-RJ, pelo Estadual, em 2 de março de 1986. Depois disso, só voltou a marcar quatro tentos em uma mesma refrega pela seleção olímpica. Ele ainda era da “Turma da Colina”e rolou nos 6 x 1 sobre a seleção algoana, em 24 de agosto de 1988 – Geovani era um outrovasacaíno no time.
A partir de novembro daquele ano, Romário rodou pelo holandês PSV Eindhoven, os espanhóis Barclona e Valência, e o rival Flamengo, só voltando a vestir a jaqueta cruzmaltina em 22 de dezembrode 1990, quando o Vasco venceu o Santa Cruz-PE, por 2 x 0, amistosamente, e ele pintou com uma “comparecida” ao filó.
Em 25 de março de 2000, aconteceu a terceira partida do “Baixinho” com quatro gols. Vítima? O Americano, de Campos-RJ. Batido, por 6 x 0, pelo Estadual. A quarta vítma nesse pique foi a seleção venezuelana, pelas Eliminatórias da Copado Mundo, em 8 de outubro de 2000. Também faturada pelo mesmo placar. E o detalhe: os seis gols foram todos vascaínos. Além dos quatro de Romário, houve, ainda, os de Euller e de Juninho Paulista – um outro craque cruzmaltino na partida foi Juninho Pernambucano.
Em 5 de agosto de 2001, quando o Vasco mandou 7 x 1 pra cima do Guarani de Campinas, pelo Campeoanto Brasileiro, Romário fez a sua sexta estrpolia de quatro pipocas na chapa, em um mesmo jogo. A última fez foi em 24 de abril de 2002, em Vasco 6 x 1 Entrerriense, pelo Estadual. Confira as fichas desses estragos:

08.12.1985 – Vasco 7 x 0 Seleção de São Mateus-ES.

02.03.1986 – Vasco 7 x 0 Portuguesa-RJ. Estadual. Estádio: São Januário. Juiz:Carlos Elias Pimentel (RJ). Público: 6.169. Gols:Romário (4), RobertoDinamite e Mauricinho (2).VASCO: Acácio; Vítoro, Donato, Fernando e Lira; Mazinho,Gersinho e Paulo Roberto; Mauricinho, Roberto Dinamite e Romário. Técnico: Antônio Lopes
24.08.1988 – Seleção Olímpica 6 x 1 Seleção Alagoana. Amistoso. Estádio: Rei Pelé, em Maceió-AL. Juiz: Romualdo Arppi Filho (SP). Gols: Romário (4), Bebeto e Geovani. OLÍMPICOS: Taffarel (Zé Carlos); Jorginho, Aloisio (Batista), André Cruze Nelsinho (Luis Carlos Winck); Ademir, Mílton (Neto) e Geovani; Careca (Bebeto), Edmar (João Paulo) e Romário. Técnico: Carlos Alberto Silva.
25.03.2001 (sábado) - Vasco 6 x 0 Americano-RJ.Estadual-RJ. Estádio: São Januário. Público: 6.791. Gols: Romário (4), Edmundo e Paulo Miranda. VASCO: Hélton; Rogério (Jorginho), Mauro Galvão, Odvan e Felipe (Gilberto); Nasa, Alex Oliveira (Pedrinho), Amaral, e Paulo Miranda; Edmundo e Romário. Técnicio: Abel Braga.

08.10.2000 - Brasil 6 x 0 Venezuela -Eliminatórias da Copa do Mundo-2002. Estádio: Pacheco Romero, em Maracaibo-VEN. Juiz: Ubaldo Aquino (PAR). Público: 20 mil pagantes. Gols: Romário (4), Euller e Juninho Paulista. BRASIL: Rogério Ceni; Cafu, Antônio Carlos, Cléber e Silvinho; Vampeta, Donizete, Juninho Pernambucano (Zé Roberto)e Juninho Paulista (Ricardinho); Euller e Romário. Técnico: Candinho (José Cândido Sotto Mayor.
05.08.2001 (domingo) – Vasco 7 x 1 Guarani de Campinas. Brasileiro. Estádio: São Januário. Juiz:Fabiano Gonçalves (RS). Público: 6.799. Gols: Romário (4), Jorginho, Jorginho Pauliata e Botti. VASCO: Hélton; Patrício, Odvan, Alexandre Torres (Géder) e Gilberto; Jorginho (Fabiano Eller) , Botti (Siston), William e Juninho Paulista; Euller (Marques) e Romário. Técnico: Joel Santana.

24.04.2002 (quarta-feira)– Vasco 6 x 0 Entrerriense-RJ. Estadual. Estádio: São Januário. Juiz: Willian Marcelo de Souza Neri (RJ). Gols: Romário (4),Souza e Edinho. VASCO: Hélton; Leonardo, Géder, João Carlos e Edinho “Maradona”; Rodrigo Souto,Jamir, Léo Lima (Cadu) e Felipe; Souza (Léo Macaé) e Romário. Técnico: Evaristo de Macedo.




 
 
 
 
 
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário