Vasco

Vasco

segunda-feira, 26 de maio de 2014

FERAS FERÍSISMAS DA COLINA

O primeiro jogador vascaíno a “desbundar” no Clássico dos Milhões” foi Russinho, em 3 de maio de 1928. Aconteceu estádio das Laranjeiras e ele compareceu às redes, aos 22, 47 e 60 minutos, da partida em que o Vasco venceu, por 3 x 2, amistosamente.
Por aquela época, atletas e dirigentes ligados aos clubes apitavam os jogos, e aquele foi arbitrado pelo tricolor João Coelho Netto, o “Preguinho” que marcaria, em 1930, o primeiro gol brasileiro em Copas do Mundo. O Vasco, treinado pelo inglês Harry Welfare, venceu com: Jaguaré, Bilhante e Itália: Hespanhol, Nesi e Mola; Paschoal, Thales, Russinho, Raínha e Santana.
Fausto dos Santos (D), em foto reproduzida de Sport Ilustrado

O segundo cruzmaltino “desbundante” foI um atleta que não tinha pro tarefa principal balançar o filó, o médio (hoje apoiador) Fausto dos Santos, apelidado de “Maravilha Negra”. Em 10 de março de 1929, ele deixou três no barbante rubro-negro, aos 42, 51 e 75 minutos sendo o último de de pênalti, na vitória cruzmaltina, também, amistosamente, por 4 x 1, no estádio da Rua Paysandu.
Diogo Rangel apitou e a “esquadra do Almirante, ainda comandada por Welfare, era: Waldemar, Brilhante (Nesi) e Itália; Tinoco, Fausto e Mola; Bahiano, Lino, Oitenta-e Quatro, Mário Mattos e Santana.
Coube a Mário Mattos ser o terceiro malvadão do clássico. Em 14 de julho de 1929, valendo pelo Campeonato Carioca de 1929, ele também deixou três na caçapa, em jogo que fez parte da campanha do terceiro título vascaíno na elite da bola estadual. Marco todos, nos 3 x 2,de virada, aos 13, 25 e 42 minutos. O pega rolou em São Januário, apitada por Osvaldo Ferraz, com os vascaínos continuando treinados por Harry Welfare, que escalou: Valdemar, Nesi e Itália; Brilhante, Fausto e Mola; Paschoal, Pepico, Russinho, Mário Mattos e Santana.

DETALHE: Os flamenguistas queriam a vingança no returno, mas os vascaínos voltaram a vencer, em 27 de outubro, por 1 x 0, com gol de Russinho, cobrando pênalti, no estádio do Fluminense, nas Laranjeiras. O resultado deixou o time de São Januário nas finais, para decidir ao título com o América, O seu primeiro grande rival. Após dois empates, por 0 x 0 e 1 x 1, o Vasco goleou, por 5 x 0, na terceira partida, e carregou o caneco, somando 15 vitórias, em 23 jogos, além de sete empates e só um tropeço

Nenhum comentário:

Postar um comentário