Vasco

Vasco

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

HISTORI&LENDAS DA COLINA - ASTROS


1 – Na data 26 de outubro, rolou o primeiro duelo de Tostão x Cruzeiro e  último gol cruzmaltino de Roberto Dinamite.   
Corria a 14ª rodada do Campeonato Brasileiro-1972, quando Eduardo Gonçalves de Andrade, o maior ídolo da torcida cruzeirense e maior artilheiro da história cruzeirense (249 gols, em 379 jogos), estava com a jaqueta vascaína, encarando, pela primeira vez, a “Raposa”. Aconteceu em uma quinta-feira, no Maracanã, na presença de 17.249 pagantes que viram Luís "Fumanchu" balançar o barbante. Treinado por Mário Travaglini, Tolstão etava nestas turma: Andrada; Fidélis, Joel Santana, Renê e Alfinete; Alcir e Buglê; Jorginho Carvoeiro, Silva (Dé), Tostão e Marco Antônio (Luís "Fumanchu"). 

2 - Foi em 1992 que o Dinamite dinamitou, pela última vez, como um vascaíno. Bateu na rede do Goytacaz, de Campos-RJ, pela quarta rodada da Taça Rio, o segundo turno do Campeonato Estadual do Rio de Janeiro. Era uma segunda-feira, quando ele pisou no gramado de São Januário e saiu pro abraço, aos 46 minutos do primeiro tempo, testemunhado por 74 mil pagantes. Treinado por Joel Santana, o time do último Dinamite na rede teve: Carlos Germano; Luis Carlos Winck, Jorge Luís, Alexandre Torres e Cássio: Luisinho Quintanilha, Leandro Ávila, Bismarck e Carlos Alberto Dias; Edmundo e Roberto Dinamite (Valdir ‘Bigode’). 

3 - A história do Dinamite começou na noite da quinta-feira 25 de novembro de 1971, em Vasco 2 x 1 Internacional-RS, no Maracanã, pelo então chamado Campeonato Nacional. Foi quando  ele ganhou o apelido, do “Jornal dos Sports”, que estampou: “Garoto Dinamite explodiu”. 

 - Saído do  Esporte Clube São Bento, de Caxias-RJ, o garoto Roberto foi levado à Colina por Fernando Ramos, que tinha o mesmo apelido (Gradim) de um antigo treinador vascaíno. A sua vocação para o gol foi mostrada rápido, durante quatro temporadas (46 tentos) pelas categorias de base. Depois, rolou uma história de 708 maldades com goleiros, em 1.110 partidas cruzmaltinas, tendo o último compromisso sido em 24 de março de 1993, uma quarta-feira à noite, no Maracanã, diante do espanhol La Coruña.

5 - Encerrada a carreira, Roberto foi eleito vereador e deputado estadual, passando do  pelas legislaturas de 1994/98/02/06/10/14. Em 27 de junho de 2008, tornou-se o primeiro ex--atleta eleito presidente do Vasco, somando 140 votos, contra 103 do candidato indicado pelo antecessor (Eurico Miranda), Amadeu Pinto da Rocha. Foi reeleito e comandou o clube por dois mandatos

Nenhum comentário:

Postar um comentário