Vasco

Vasco

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

O PRIMEIRÃO DO FUTEBOL BRASILEIRO

Primeiro clube carioca a excursionar à Europa; primeiro carioca campeão brasileiro; primeiro brasileiro a conquistar um título no exterior; primeiro campeão mundial de futebol de areia; primeiro a ter um capitão erguendo a Taça Jules Rimet e primeiro a ter um grande estádio de futebol. Isso só par citar poucos itens.
Além de tudo isso, o Vasco foi, também, o primeiro a vencer uma disputa internacional no Brasil: o Torneio Luiz Aranha, em 14 de janeiro de 1940. Na época, o futebol argentino era o melhor da América do Sul, e mandou o San Lorenzo e o Independiente, que se juntaram, ainda, a Flamengo e Botafogo, para a promoção, realizada em São Januário. Foi um “festival de bola”, nos moldes dos Torneios Inícios cariocas, com todos os jogos em uma mesma tarde. Até então as competições internacionais eram entre países, ou em um só jogo de clubes, com o vencedor levando um troféu.
O duelo dos brasileiros com os argentinos foi num calorento domingo carioca, na presença de, aproximadamente, 10 mil torcedores, que deixaram nas bilheterias do estádio uma arrecadação passando dos 24 contos de réis (a moeda da época). Botafogo e San Lorenzo abriram a “pugna”, com 0 x 0a. Os “hermanos” classificaram-se por sorteio, pois as decisões de então eram por escanteios, e nenhum os havia concedido. De sua parte, o Vasco venceu o bicampeão argentino Independiente, por 1 x 0, com gol de Orlando Fantoni, aos três minutos – em 1977, Fantoni foi treinador do Vasco campeão carioca. No jogo seguinte, San Lorenzoo 0 x 0 Flamengo. Houve prorrogação e o visitante venceu, por um escanteio ao seu favor.
Vasco 1 x 0 Independiente foi apitado pelo argentino Eduardo Fortes e o time cruzmaltino formou com: Nascimento, Jaú e Florindo; Figliola, Zarzur e Argemiro; Lindo, Fantoni, Villadoniga, Nino e Orlando. O Independiente teve: Bello, Languinetti e Lecea; Fuentes, Leguizamón e Martinez; Villarino, Coll, Erico, Sastre e Zorrilla.
Vasco 0 x 0 San Lorenzo, com Vasco 1 x 0 em escanteios, teve arbitragem do brasileiro: Mario Vianna . O Vasco contou com: Nascimento, Jaú e Florindo; Figliola, Zarzur e Argemiro; Lindo, Fantoni, Villadoniga (Luna, no tempo normal), Nino e Orlando. O San Lorenzo foi: Herrera, Terzolo e González; Zubieta, Farias e Morales; Fattone, Ballesteros, Langara, Botini e Nunes.
OBS: o homenageado Luiz Aranha fora presidente da Confederação Brasileira de Desportos, entre 1936 e 1943, era irmão de Cyro Aranha, que presidiria o Vasco de 1942 a 1944, de 1946 a 1948 e de 1952 a 1954.
Na final, Vasco San Lorenzo, em dois tempos de 30 minutos, o placar não foi movimentado. Na prorrogação, Orlando Rosa Pinto (tio de Jair Rosa Pinto, futuro craque cruzmaltino) faz grande jogada, no segundo tempo, e Zubieta cedeu o escanteio que valeu o título. Antes, os dois times estavam igualados em dois “tiros esquinados", para cada lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário