Vasco

Vasco

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

FERAS DAS COLINA - CAPITÃO BELLINI

A Copa do Mundo do Chile-1962 se aproximava. A imprensa fazia projeções sobre possíveis convocados. Entre eles, com muitas apostas, estava o capitão cruzmaltino Hideraldo Luís Bellini (E), que levantara a Taça Jules Rimet, em 1958, na Suécia. Da mesma forma, falava-se no meio flamenguista Gérson de Oliveira Nunes D). Dois grandes rivais do futebol carioca.
Para acender as discussões dos torcedores, sobre quem deveria ir a Viña del Mar (onde a Seleção Brasileira disputou quatro partidas), a “Revista do Esporte” reuniu o zagueiro vascaíno e o meia rubro-negro, antes de um “Clássico dos Milhões”, para esta foto sem crédito. Mas pode ser de Eufrosino Mello ou de Jurandir Costa, os dois fotógafos que aparecem no expediente do Nº 151, que circulou com data de 27 de janeiro de 1962. D
e acordo com o texto-legenda, muito provavelmente escrito pelo secretario de redação, Gerson Monteiro, ou pelo chefe de reportagem, Milton Salles, Bellini achava-se indeciso se aceitaria uma eventual convocação, pois entendia que, se não fosse titular teria, o seu nome prejudicado. No entanto, a “RE” afirmava que tanto Vasco quanto Flamengo trabalhariam para ver os seus atletas selecionados, de vez que isso representaria melhores cotas em amistosos.
DETALHE: como o Vasco não havia enfrentado o Flamengo em janeiro de 1962, pode ser que esta foto tenha sido tirada por ocasião do último encontro entre os dois grandes rivais, em 13 de dezembro de 1961, pelo Campeonato Carioca, no Maracanã. Com gols de Viladôanega e de Javan, a “Turma da Colina” mandara 2 x 0, escalada assim, por Paulo Amaral, o treinador naquele final de temporada: Ita, Paulinho de Almeida e Bellini; Barbosinha, Nivaldo e Coronel; Sabará, Javan, Roberto Pinto e Da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário