Vasco

Vasco

domingo, 30 de novembro de 2014

VASCO VASCONCELOS - 28

  O ex-almirante Vasco Vasconcelos ia colocando o pé na calçada da sede do Club de Regatas Vasco da Gama, quando voltou a deparar-se com o mesmo garoto que, um dia antes, queria saber dele quem marcara “o gol mais tardio” do time vascaíno. Na ocasião, sob os protestos de Odvan, ele sustentara que teria sido Edmundo, aos 90 minutos de Vasco 1 x 0 Friburguense, em 22 de março de 2000 2000, Confere?
 Daquela vez, o garoto queria saber quem seria o goleador mais rápido da história do Vasco. O ex-almirante encarou o lance: “O Ademir. Deu duas rapidinhas.  Respectivamente, nos dias 14 e 18 de  julho de 1973, no Maracanã”. O garoto o interrompeu, duvidando: “Mas o Ademir não havia parado de jogar em 1956?” O Vasco sorriu, gostou da ousadia do guri e continuou: “Não era aquele Ademir, o Marques de Menezes, filho do Coronel  Menezes, que nunca integrou nenhum pelotão de forças armadas”. Odvan ouviu e sacaneou: “Assim como determinados almirantes que nunca viram nem a água do mar”.
 Vasco Vasconcelos nem ligou para a sacanagem do zagueiro-zagueiro e prosseguiu relatando, para o garoto: “O Ademir rapidinho do qual estou falando é aquele que fez o gol da vitória vascaína sobre o Cruzeiro, em 1º de agosto de 1974, quando o Vasco conquistou o seu primeiro título do Campeonato Braseiro. Pois bem, garoto! Primeiramente, ele botou o goleiro pra chorar, em Vasco 3 x 2 Botafogo, com um minuto de pugna. Quatro dias depois, foi às redes, aos dois da refrega, em Vasco 1 x 1 América”.
 Odvan não estava a fim de perder aquele lance e voltou a sacanear: “O Ademir, aquela lesma, rapidão? Pra mim, era um autêntico ‘meia-meio-devagarzinho’. Levava de dois a quatro segundos pra soltar a bola. Você pirou, Vasco! Além do mais, ninguém fez gol para o Vasco antes de um minuto?”
Vasco contra-atacou: “Pirei, não, Odvan. Reitero o que eu disse no caso de gol após os 90 minutos. Se futebol tem 90 minutos, o primeiro minuto é o 1 minuto. Os segundos para trás, para mim, não contam. Regulamento é regulamento e, para chegar a 90, tem que começar por 1. Um minuto, entendido?”. Odvan não desistiu do lance: “Então, se eu fizer um gol aos 30 segundos, e ninguém mais marcar, o jogo termina 0 x 0?”. O Vasco encarou: “Não, claro! Só que, como presidente do clube, peço ao juiz para colocar na súmula que o gol foi no primeiro minuto. Ponteiro de segundo girando pelo cronômetro é como distrito de município. Tá tudo em casa” Odvan, repetiu: ”Pirou, Vasco. Você pirou, total”.
Vasco sorriu e disse ao garoto: “Vá por mim. Pode anotar aí na sua caderneta o que lhe informei e responda o que eu lhe disse, quando disputar um concurso de conhecimentos sobre a história do Vasco”.  Sem seguida, vendo o garoto ir embora, voltou-se par Odvan e o sacaneou, também. “Você tá de bronca, só porque o cara deu duas rapidinhas, seguidas. De 1 e 2 minutos




Nenhum comentário:

Postar um comentário