Vasco

Vasco

domingo, 23 de novembro de 2014

FERAS DA COLINA - DELÉM-3

 CANARINHO – Delém disputou oito jogos pela Seleção Brasileira, todos em 1960. Venceu seis e perdeu dois. Deixou cinco bolas nas redes, a primeira nos 2 x 4 Argentina, em 25 de maio, pela Copa Roca, no Estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires. Entrou em campo no decorrer da partida, substituindo Roberto Fernando, e foi à rede aos 73 minutos.
No jogo do primeiro gol canarinho de Delém, assitido por 50 mil almas, o escrete nacional teve mais três vascaínos, Bellini, Almir e Sabará. Jogou assim: Gilmar; Djalma Santos, Bellini, Victor e Geraldo Scotto; Dino Sani e Chinesinho; Julinho Botelho, Servílio, Almir (Sabará) e Roberto Fernando (Delém).
Na revanche, quatro dias depois, Delém viveu a sua  noite de glória pela Seleção Brasileira. Foi o “cara” da partida, marcou dois gols e encantou os argentinos, que não deixaram o Vasco em paz , enquanto não o levaram para o River Plate.
Delém abriu o placar, aos seis minutos. Julinho cruzou a bola para a área, a zaga argentina bobeou, e o vascaíno, velozmente, colocou a cabeça na pelota, para balançar a rede. O segundo gol saiu aos 58. Roberto cruzou, Décio Esteves cabeceou, o goleiro Ayala defendeu e largou. A “maricota” subiu e Delém não perdoou. Pimba no filó!     
Com os 2 x 0, o Brasil empatava, com os portenhos, em número de gols. Então, rolou uma prorrogação. Aos 92, os argentinos assustaram, batendo na rede. Aos 102, Julinho tabelou com Delém e deixou tudo igual. Aos 110, Sabará venceu o marcador, foi à linha de fundo e centrou para Servílio marcar o gol do título.
Delém foi campeão da Copa Roca dentro do Monumental de Nuñez, diante de 60 mil torcedores, por esta formação: Gilmar; Djalma Santos, Bellini, Aldemar e Geraldo Scotto; Dijo Sani e Chinesinho; Julinho Botelho, Décio Esteves, Delém e Roberto Fernando (Sabará).       
O penúltimo gol canarinho de Delém é dos 2 x 1 Paraguai, em 3 de julho, pela Taça do Atlântico, no estádio Puerto Sajonia (foto), em Assunção, quando foi titular por toda a pugna. Conferida por 21 mil espectadores, esta foi  uma vitória com “sangue vascaíno”, pois Almir, igualara o placar, para Delém “matar”, aos 75 minutos. Já a última bola na rede foi dos 5 x 1 Argentina, de 12 de julho, valendo pela mesma competição. Substituiu Coutinho, aos 31 minutos, e marcou o seu gol aos 61.
 
 A estreia foi nos 3 x 1 Egito, em 1º de maio, no Estádio Alexandria, na egípcia Alexandria, substituindo Pelé (autor dos três tentos da vitória), aos 46 minutos do prélio assistido por 25 mil presentes. A Seleção Brasileira, escalada pelo treinador Vicente Feola teve: Gilmar: Djalma Santos, Bellini,Victor e Nílton Santos; Zito e Chinesinho; Garrincha (Julinho Botelho), Quarentinha, Pelé (Delém) e Pepe.
Sem balançar o “filó”, Delém atuou, ainda, nos 4 x 0 Sporting-POR, em 16 do mesmo mês; na goleada 4 x 0 Chile, em 29 de junho, e no 0 x 1 Uruguai, em 9 de julho. Neste compromisso, substituiu Pelé, pela segundas vez, entrando aos 74 minutos. Além da Copa Roca, Delém ajudou o time de Feola a ganhar, também, a Copa do Atlântico. 
RAIO X DO CRAQUE - Delém declarava-se fã de histórias em quadrinhos e policiais, estas para treinar o raciocínio; católico e devoto de Nossa Senhora Aparecida; que tinha três irmãos mais velhos e uma irmã caçula; preferia a cor azul; adorava cinema, principalmente filmes com os norte-ameicanos Kim Novak, Lana Turner e Glen Ford, e a italiana Gina Lolobrigida; as suas películas inesquecíveis foram Os 10 Mandamentos, Salomão e A Raínha de Sabá. na música internacional, preferia ouvir Frank Sinat e Nat King Cole; escritores favoritos, Érico Veríssimo e Aluísio de Azevedo; seus sapatos e chuteiras teriam que ser do nº 40; colarinho das camisas e blusões no 38; altura, 1m74cm; peso normal, 69 kg; prato predileto, macarronada; creme dental, Colgate; sabonete, Phebo; um bom programa, ir à praia de Copacabana. (foto reproduzida da Revista do Esporte).  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário