Vasco

Vasco

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

VASCO VASCONCELOS, O VASCAÍNO - 25

 O ex-almirante Vasco Vasconcelos estava muito a fim de sacanear a rapaziada. No dia seguinte a uma escorregada vascaína, ele apareceu ao final do treino, em São Januário, e foi logo batendo: “Vejam se não vão me pisar no tomate, novamente, no domingo que vem.”
 O gaúcho Saulzinho, sujeito pampeiro, da fronteira do Brasil com o Uruguai, sempre muito bem humorado, rebateu, no ato: “Te acalmas, guri!”.
 Vasco Vasconcelos, no entanto, não parou de sacanear. Quando o baiano Dario  adentrava ao gramado, fazendo o sinal da cruz, o cutucou: “Vocês já levaram gol de padre,  de passarinho e de animal. Espero, que agora, não levem um gol de vegetal”.    
Dario, coçando o braço, no qual trazia uma fitinha de figa da Bahia, questionou; “Mas qual foi o padre que fez gol no Vasco, Vasco?”. Ex-comandante de esquadras de um país que nem tinha mar, o ex-almirante Vasco Vasconcelos o alembrou de suas desalembranças: “Ô baiano! No dia 2 de outubro de 1961, vocês perderam, por 0 x 1 do Flamengo com gol de quem? Do Henrique Frade. Frade e padre é a mesma coisa”.
 Dario desistiu do lance, mas Vasco não perdoou Maurinho, um cara que havia participado do primeiro jogo de Pelé pela Seleção Brasileira. “Meu chapa, veja se me livra de gol vegetal, no domingo, hem! Já vi vocês buscando bola na rede, em três jogos – 20.11.1960, Vasco 0 x 1 Bangu; 04.12.1960, Vasco 1 x 2 Botafogo; 14.10.1961, Vasco 1 x 3 Olaria – em que o zoológico deitou e rolo na Colina”.
Espantado, Maurinho, evidentemente, queria saber que história era aquela. E Vasco o explicou: “Contra o Bangu, você levaram gol de Élcio Jacaré; diante do Botafogo, de Garrincha, e pegando o Olaria viram Jaburu voar para o seu filó. Ou Jacaré não é animal, e Garrincha e Jaburu não são pássaros?”
Assim, como Dario, Maurinho, também, desistiu. Mas saiu garantindo que “gol vegetal” o Vasco não sofreria, jamais, embora ele não soubesse qual era a do ex-almirante. Legal!    
No domingo 18 de agosto de 1963, a tabela do Campeonato Carioca marcava Madureira x Vasco, no estádio da Rua Conselheiro Galvão, a casa do adversário. O juiz era o torcedor confesso e ex-atleta amador vascaino Gualter Portela Filho, que era um sujeito honestíssimo e não dava nenhuma colher de chá ao “Almirante”.
Pois bem, rolou a maricota! Aos 29 minutos, Batata abriu o placar, para o “Tricolor Suburbano”. Só aos 21 do segundo tempo, com muita luta, Célio Taveira empatou a peleja terminada em 1 x 1. Foi o bastante para o ex-almirante Vasco Vasconcelos sacanear Barbosinha, na terça-feira, durante a reapresentação da moçada; “Agora, não falta mais nada. Depois de levar gol de aves e de animal, vocês aceitaram um de vegetal. Ou Batata não é mais? Pelo menos, é ponta-direita do Madureira”, fechou a questão Vasco Vasconcelos, acrescentando: "Ainda bem que Bezerra e Peixe-Galo não fizeram gols".

Nenhum comentário:

Postar um comentário