Vasco

Vasco

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

VASCO DAS CAPAS - EDMUNDO


Maior nome do Campeonato Brasileiro-97, quando levou o Vasco ao seu terceiro título – antes, em 1974 e em 1989 –, Edmund foi capa na revista italiana “Guerin Sportivo”, da semana 14 a 20 de janeiro de 1998. A publicação, fundada em 1912, chamou o “Animal” de Santo Goleador”, em alusão ao fato de ele ter batido o recorde de 1977 (29 gols), contra 28 atleticano Reinaldo Lima.
A homenagem foi em razão de Edmundo ter sido contratado pela
Fiorentina, o que valeu-lhe duas páginas de matérias escritas por Ricardo Setyon. Edmundo aparece em fotos do time vascaíno posado e combatido por jogadores do Palmeiras, das finais, em 14 e 21 de dezembro daquele fantástico “nove-sete cruzmaltino”, quando, indiscutivelmente, ninguém jogou mais bola do que ele em todo o planeta – a FIFA só premiava quem jogasse pela Europa.

À página 64, a revista dizia que “ao final de um campeonato rico em espetáculos, mas repleto de violências e de carência administrativa, despontava o time de Edmundo”, que foi chamado de“O Oscar do gol”, em alusão ao mais cobiçado prêmio do cinema norte-americano. O autor do texto escreveu, também, que o Vasco de Edmundo foi para a decisão do título com 14 pontos à frente dos palmeirenses e que o título quebrava a hegemonia paulista na competição. Sobre o apelido do “capocannoniere”, isto é, do artilheiro, a publicação fez questão de explicar que “L´Ánimale in Brasile”assume uma conotação positiva, principalmente com 29 “reti realizzate in um solo campionato”. Estamos conversados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário