Vasco

Vasco

sábado, 25 de abril de 2015

FERAS DA COLINA - CHOCOLATE

No cartório, ganhou um  nome pomposo: Luís Carlos de Andrade e Silva. Na quadra, um nome doce: Chocolate. Cestinha do Vasco, em 1962, ele surgiu no time da Associação Cristã de Moços, 1950. Duas temporadas depois, era flamenguistas. Chegou à Colina para o time juvenil de 1956, a convite dos amigos Édson e Miquimba, dos quais guardou uma bronca.  Achava que o Vaco não foi campeão carioca de basquete, em 1958 (foi vice) por conta da saída dos dois amigos, e de Guilherme e Félix,além de o gtreiandor Passarinho contar com uma equipe de altura baixa.
Chocolate nasceu em 25 de março de 1935, no bairro carioca do Catete. Foras das quadras, era professor de Educação Física no Colégio São Bento, treinador do Satélite e da Faculdade de Filosofia, e  funcionário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE. Ele via o “Almirante”  sendo o clube carioca que mais apoiava seus cestobolistas e apontava Amauri Passos como o melhor atleta do país: “.. cortas pelos dois lados, arremessa parado, jampeia, joga para a equipe, possui rebote, atua no pivô e faz corta-luz para o colegas aparecer. É completo”, comenta.
 Chocolate tinha por aquela época os títulos de vice-campeão carioca-1958, campeão brasileiro universitário dos Jogos Sul-Leste-1961 e campeão do Torneio Início-RJ-1962.  (Foto reproduzida da Revista do Espore Nº 196, de 08.12.1962)

Nenhum comentário:

Postar um comentário