Vasco

Vasco

sexta-feira, 24 de abril de 2015

VASCO VOANDO POR CIMA DO URUBU

 Anote aí, "vasconauta", a vezes em que a "Turma da Colina" desceu o porrete na cabeça do "Urubu" e carregou o caneco para a Colina:


 1958 – O Vasco, treinado por Gradim (Francisco de Sousa Ferreira) igualou-se a Flamengo e Botafogo, em um triangular final. Então, rolou o “Super-Super”, que a imprensa carioca chamou de “SS”. A rapaziada mandou 2 x 1 nos alvinegros e passou a mão no caneco, com 1 x 1 ante os rubro-negros, que haviam ficado nos 2 x 2 diante dos botafoguenses. O time vascaíno da finalíssima: Miguel, Paulinho de Almeida e Bellini; Écio, Orlando e Coronel; Sabará, Valdemar, Almir, Roberto Pinto e Pinga.

1977 – Treinado por Orlando Fantoni, o Vasco conquistou dois turnos. Houve um jogo extra com o Flamengo, que foi parar em decisão por pênaltis. Encerrado no 0 ‘ 0, veio batida dos penais, e o goleiro Mazaropi saiu como “heroiaço”, nos 5 x 4, por pegar a batida do meia Tita. Não dava para o Vasco não ser campeão naquela temporada, pois vencera 25 das 27 partidas disputadas. A final teve 152 059 presentes e os campeões foram: Mazaropi; Orlando ‘Lelé”, Abel, Geraldo e Marco Antônio; Zé Mário “Pinóquio”, Zanata; Dirceu, Wilsinho, Roberto e Paulinho.


 1982 – A decisão foi em um triangular, com o América, campeão do returno, e o Flamengo do turno. O Vasco entrou por ter somado maios número de pontos nas duas etapas. Vencido América, o Vasco passou pelo Flamengo, por 1 x 0, com um gol que até hoje Pedrinho Gaúcho diz que foi dele, a mesma reivindicação do baixinho Marquinhos. O jogo teve113 271 almas presentes e o técnico Antônio Lopes armou este time para levar o título.: Acácio. Galvão, Celso. Ivã e Pedrinho; Serginho, Ernâni e Dudu (Marquinho); Pedrinho Gaúcho, Roberto e Jérson.

1987 – O Vasco ganhou a Taça Guanabara e foi para as finais disputar um triangular com Bangu, vencedor da Taça Rio, e Flamengo, ganhador da Taça Eusébio de Andrade (homenagem a um cartolão banguense). Depois de bater nos alvir-rubros de Moça Bonita, os cruzmaltinos mandaram 1 x 0 nos rubro-negros, em lance de matada de bola no peito, por Roberto Dinamite, e finalização de Tita, que saiu encobrindo o rosto com a camisa.: Vasco 1 x 0. O jogo levou 114 628 pessoas ao estádio e o técnico Sebastião Lazaroni armou este Vasco para levar o caneco: Acácio; Paulo Roberto, Donato, Fernando e Mazinho; Henrique, Luís Carlos e Geovani; Tita, Roberto e Romário. 

 1988 – Decisão em melhor de quatro jogos. O Vasco levou um ponto de vantagem, pela melhor campanha. E assim venceu duas partidas e liquidou as pretensões rubro-negras, com 2 x 1 e 1 x 0. Neste último jogo, Cocada entrou em campo aos 42 minutos do segundo tempo, marcou o gol do título aos 44 e foi expulso aos 45. O ato de heroísmo mais rápido do mundo. Com público de: 31. 816 presentes, o técnico Sebastião Lazaroni foi bi com esta equipe na finalíssimas:: Acácio, Paulo Roberto. Donato, Fernando e Mazinho; Zé do Carmo, Geovani e Henrique; Vivinho (Cocada), Romário e Bismarck.

Nenhum comentário:

Postar um comentário