Vasco

Vasco

domingo, 3 de maio de 2015

VASCO DA GAMA 2 X 1 BOTAFOGO

Foi como em 1970, quando o Vasco quebrou o jejum de 12 temporadas sem títulos carioca: o treinador era paulista – Elba de Pádua Lima, o Tim–, e o jogo do título rolou contra o Botafogo. Hoje, o chefe da rapaziada é paulista, Doriva, e o batido na finalíssima foram os alvinegros. Desta vez, por 2 x 1.  Mais: Em 2003, no começo de um novo tabu, o time tinha um gringo – o sérvio Pekovic – e agora tem três, o goleiro paraguaio Martín Silva, o apoiador argentino Giñazu e o meia colombiano Montoya. Mais + mais? Quando o Vasco foi campeão pela última vez – da Copa do Brasil, em 2011 –, um vulcão chileno abriu o bocão. Como voltou
O capitão Guiñazu levanta o troféu, ao lado do presidente
 Eurico Miranda (D)
a acontecer agora. Estava escrito que hoje sairia o 23º título vascaíno no futebol carioca.
Sobre o jogo contou o site oficial do "Almirante", www.crvascodagama.com.br: "A partida começou como já era esperada. O Botafogo partindo para cima e o Vasco apostando nos contra-ataques. O atacante Bill foi o primeiro a levar perigo ao gol cruzmaltino. O jogador recebe frente a frente com Martín Silva, mas o goleiro engrandece e salva o time. Após 15 minutos de pressão alvinegra, o "Gigante da Colina" começou a levar perigo. Aos 18, Rodrigo cobrou falta e realizou um jogada ensaiada. Dagoberto recebeu e cruzou para área. O zagueiro Luan não alcançou e a bola foi para fora". 
Prossegue o redator da Colina: "
Impulsionado pela torcida, a pressão foi aumentando. Aos 25, houve um bate bola dentro da área do Botafogo e a bola sobrou quase livre para Christianno, que viu o goleiro Renan chegar bem e tirar a chance de o Vasco marcar o primeiro. O alvinegro, precisando do resultado, não conseguiu criar jogadas de perigo, mas apostou bastante em chutes de fora da área. Aos 32, Rodrigo Pimpão arriscou um chute forte de fora da área, mas novamente Martín Silva apareceu e jogou a bola para fora".
Segue o relato: "Eis que o herói aparece novamente. Após bobeira de Marcelo Mattos, aos 45 minutos, Julio dos Santos toca para Guiñazu, que faz um passe magistral para Rafael Silva, que ajeitou o corpo e mandou para o fundo da rede, abrindo o placar. Botafogo 0x1 Vasco. Sobre o segundo tempo, escreveu: "...o Botafogo empatou, com gol de Diego Jardel. Botafogo 1x1 Vasco. Gilberto marcou no fim o gol do título. Botafogo 1x 2 Vasco".
                                             CONFIRA A FICHA TÉCNICA
03.05.2015 (domingo) Vasco 2 x 1 Botafogo.  Estádio: Maracanã-RJ. Juiz: Wagner do Nascimento Magalhães. Auxiliares: Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa e Dibert Pedrosa Moises. Renda: R$ 3.286.580,00. Público: 58.446 pagantes e 66.156 presentes. Gols: Rafael Silva, aos 45 min do 1º tempo; Diego Jardel, aos 29, e Gilberto, aos  do 2º tempo. VASCO: Martín Silva; Madson, Luan, Rodrigo e Christiano; Guiñazu, Serginho e Julio dos Santos (Lucas);  Rafael Silva (Marcinho), Dagoberto (Bernardo) e Gilberto. Técnico: Doriva
BOTAFOGO: Renan; Gilberto, Renan Fonseca, Diego Giaretta e Carleto; Marcelo Mattos, Willian Arão (Fernandes), Luis Ricardo (Sassá) e Tomas Bastos (Diego Jardel); Rodrigo Pimpão e Bill. Técnico: René Simões
 
NERVOS À FLOR DA PELE - O clássico foi tão nervoso que uma montanha de cartões amarelos pintou. Quem recebeu: Gilberto, Willian Arão, Marcelo Mattos, Fernandes e Diego Giaretta (Botafogo); Serginho, Julio dos Santos, Christianno e Dagoberto e Rodrigo (Vasco).  Houve, também, um vermelho, para o botafoguense Fernandes.

O treinador Doriva manda a rapaziada segurar a onda
Comandante da equipe, Doriva, campeão paulista, pelo Ituano, em 2014,  falou ao site cruzmaltino: "Estou mais feliz pela comprometimento da equipe. Nosso trabalho foi reconhecido com este título. Não foi fácil. Diretoria nova, elenco novo, nós tínhamos que encontrar a equipe ideal, mas com muito trabalho conseguimos. É uma conquista com muitos méritos"
 Autor de dois gols nas partidas decisivas, Rafael Silva reconquistou a vaga no time titular,, hoje.  Para o treinador, o segredo da conquista foi a união da equipe: "Conseguimos agregar esse elenco. A gente procura ser frontal o tempo todo com os atletas e conseguimos tirar deles o melhor rendimento. Trabalhamos para que eles tivessem um nível de competitividade dentro do grupo, mas com respeito entre eles. Conseguimos fazer um campeonato muito bom, a equipe foi se fortalecendo", declarou.
Doriva já trilha os planos para o Campeonato Brasileiro: "Durante a competição, estávamos focados no Carioca. O Brasileiro é totalmente diferente, muito qualificado. Queremos fazer um trabalho consistente, que nos faça pleitear uma vaga na Taça Libertadores e dependendo da sequência dentro da competição buscar o título. Sabemos que não é fácil de conquistar, mas se tratando de Vasco temos sempre que ambicionar o mais alto", disse.
Para completar, Doriva exaltou a festa vascaína nas arquibancadas. 66.156 torcedores, entre vascaínos e botafoguenses, registraram o recorde de público nacional em 2015. "Foi maravilhoso! Os mosaicos, os torcedores. Teve um momento do jogo que eu reparei umas luzes acesas no telefones na arquibancada. As torcidas fizeram um espetáculo à parte. Quem ganha com isso é o campeonato e nós que fomos coroados com o título", finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário